A abertura da Campanha de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids no período junino reuniu quase 300 alunos da Escola Marcos Antônio Cavalcante Silva, no Benedito Bentes, na tarde dessa sexta-feira (12) . Estudantes na faixa etária de 12 a 18 anos demonstraram bastante interesse no assunto, participando das dinâmicas e tirando dúvidas.
A equipe do Programa de DSTs e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou duas dinâmicas para falar de prevenção. Em uma delas, os profissionais faziam perguntas e os alunos davam a resposta ou completavam o raciocínio do que foi dito de forma incompleta.
A atividade, baseada em uma metodologia participativa, valoriza o protagonismo juvenil e o conhecimento prévio dos participantes sobre a temática.
As principais dúvidas diziam respeito ao uso do preservativo na hora do sexo oral e ao uso do preservativo feminino. Houve demonstração da colocação da camisinha masculina e feminina.
No evento, a equipe realizou uma roda de conversa e explicou sobre a rede de serviços do SUS, que realiza testes rápidos do diagnóstico para o vírus HIV, como dispositivo importante para a descoberta precoce, ampliando a possibilidade de êxito no tratamento.
