Quando um dependente químico passa a ter comportamentos diferentes, onde familiares e amigos conseguem desconfiar de algo, com certeza saiba que a família dessa vítima sofre tanto quanto a mesma, enfrentando sempre junto com o dependente a dificuldade do vício e o sofrimento de ver isso prejudicando a saúde de uma pessoa do bem.
Nesses casos, as famílias por mais que seja difícil, acionam pedidos de internação em uma clínica de recuperação no Maranhão. Porém, além de sentir alguém próximo sendo vítima das drogas, desentendimentos passam a ser frequentes, e a mudança do relacionamento entre amigos e família é brusca, onde a pessoa se perde e não sente a vontade de ter ninguém por perto. Falaremos mais sobre a seguir.
Familiares e amigos devem ser fortes
Uma coisa muito importante em relação a família e amigos de um dependente, é que ambos devem ser fortes nessas situações, pois a relação de todos com o dependente pode mudar muito até que ele(a) esteja totalmente limpo e saudável. Independente da pessoa se afastar ou não, pessoas próximas da vítima devem demonstrar uma postura de não concordar com o uso das drogas, e que estão dispostos a ajudar a pessoa para que se trate do vício.
Essa demonstração de apoio pode ser até através das internações involuntárias em clínicas de reabilitação Espírito Santo, que para muitos familiares pode ser difícil, porém é o necessário para a pessoa se curar o quanto antes e ter uma vida normal novamente, pois em muitos casos, o viciado não tem a noção de seu caso grave, ou simplesmente não aceita que está com problemas de dependência, e então, deve ser alertado pela família, ou internado a forças se necessário.
A causa da dependência pode ser falta de responsabilidade dos familiares e amigos?
Na realidade na qual vivemos, infelizmente muitas pessoas não possuem uma rotina com um tempo tão bom para que possam aproveitar os filhos, curtir a infância deles ou dar a devida atenção. E, quando um filho ou amigo passa a ser dependente químico, gera um sentimento de culpa entre essas pessoas próximas, difíceis de lidar, ainda mais quando essas pessoas veem quem amam internado em uma clínica de recuperação em Rondônia.
Nesses casos, quando surge alguma discussão ou crise entre familiares e amigos da vítima, surge essa culpa de se poderiam ter feito mais para que isso fosse evitado. Muitas vezes não chega a ser culpa da família ou amigos, mas certas vezes, a falta de assistência e apoio pode levar uma pessoa a ter a cabeça mais fraca e virar um dependente químico sim.
Como auxiliar um dependente químico
Além da internação em clínicas de recuperação para fazer um tratamento especializado, é importante que familiares e amigos do dependente fiquem perto, por mais que a relação tenha dado uma diferença, essa pessoa deve sentir o apoio de pessoas que a amam vindo de todos os lados. E, dá para ajudar um dependente a se curar mais rápido e se sentir acolhido com algumas atividades:
– Mostre firmeza na hora de conversar com o que concorda ou não com a vítima das drogas;
– Demonstre preocupação e carinho o tempo todo para a pessoa, para que nunca se sinta só;
– Ao invés de acusar o dependente, elogie e demonstre sentimentos positivos, que ajudem a pessoa a voltar a acreditar em si mesma;
– Sempre fale ao ente querido que ele não está sozinho, e que sempre terá todo apoio possível.
