A prefeita Célia Rocha (PTB) trouxe a informação durante reunião na sede da AMA na última segunda-feira (15)
Primeiro surgiu o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), com o propósito de unir 12 cidades da região Sul de Alagoas. A união dos envolvidos pode acabar com as fronteiras entre eles e surgir o compartilhamento de várias áreas, especialidades médicas, turismo, e até, o compartilhamento de Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR’s). E agora, pode surgir mais um consórcio no Agreste alagoano. A proposta é que 12 cidades realizem um único concurso público.
A primeira informação sobre assunto se deu na última reunião que ocorreu na segunda-feira (15), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), quando Célia Rocha (PTB) confirmou a pretensão. Segundo a prefeita de Arapiraca, as 12 cidades do agreste sinalizaram com a pretensão e a proposta vai ser lavada ao Ministério Público para debater a possibilidade do concurso.
As prefeituras vão iniciar os levantamentos para detectar a viabilidade do processo, caso o Ministério Público sinalizar que não há impedimentos, o concurso unificado pode ocorrer. “Além das 12 cidades envolvidas, existem mais duas interessadas em participar. Esse concurso pode trazer várias vantagens. Uma delas é que não vai ocorrer concorrência entre candidatos de outras cidades. Cada um disputaria no próprio município”, observou o assessor da Prefeitura de Arapiraca, Walter Gomes.
Além de Arapiraca, devem participar do concurso unificado, os municípios de Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Traipu, Igaci e Quebrangulo. A depender dos levantamentos técnicos, pode ocorrer também o compartilhamento de servidores públicos entre cidades.
