A capacitação abordou sobre a importância da amamentação para o bebê
Durante o curso de Doulas da Amamentação, realizado na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), as voluntárias tiveram uma aula com o neonatologista da Unidade, Alex Santana, sobre temas relacionados ao desenvolvimento neurológico do recém-nascido prematuro e como interagir nos aspectos neurocomportamentais. Na unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a capacitação abordou ainda sobre a importância da amamentação para o bebê, além da conscientização e sensibilização quanto à importância do método canguru.
Segundo a psicóloga da MNSL, Sílvia dos Anjos, o dia foi bem especial. “Tivemos um convidado fundamental para a aula de hoje, Dr. Alex Santana trouxe o tema prematuridade e qual o suporte que a amamentação pode trazer para os prematuros. Com isso, as doulas puderam aprofundar mais o estudo e entender uma demanda específica da Lourdinha, que é o Método Canguru”, disse Silvia.
De acordo com a gerente da Unidade de Cuidados do Método Canguru (Ucinca) da MNSL, Isabela Ribeiro dos Anjos, a atividade e a participação do neonatologista Alex Santana contribuiram muito para o curso das doulas da amamentação. “Pudemos entender melhor o aleitamento materno em bebês prematuros, os ganhos e as perdas, e sobre o tempo necessário para satisfação da criança”, disse Isabela.
Para a psicóloga e voluntária no curso de Doulas da Amamentação, Adriana Marcelino, o neonatologista Alex Santana cumpre seu papel com excelência. “O que mais me chama a atenção é sua conduta firme e atenciosa, que alia procedimentos médicos complexos, sem perder de vista aspectos sociais, psicológicos e emocionais nos cuidados que são oferecidos na instituição”, enfatizou a doula.
“A importância que se dá à avaliação da singularidade de cada bebê e de sua família ao trabalho em equipe, o foco no contato humano, nas relações e no incentivo de intervenções, demonstram uma sensibilidade que está além de cumprir protocolos de forma mecânica. É muito gratificante encontrar pessoas que trabalham com amor e brilho nos olhos disponibilizando seus conhecimentos e habilidades, dando o melhor de si. Essas pessoas são essenciais e me inspiram a continuar aprendendo, compartilhando informações e dando apoio a quem precisa de forma profissional e mais amorosa”, finalizou Adriana.
Projeto sobre o manejo de aleitamento materno, criado em 2017, sob orientação da gerente do Banco de Leite Marly Sarney e enfermeira, Magda Dória, e da psicóloga Sílvia dos Anjos. As realizações são acompanhadas por atividades teóricas e práticas. Mais informações pelo telefone: 3225-8650, ramal: 8610.
