E o “São João dos 200 Anos” continua agitando o Arraial Central, montado no Estacionamento do Jaraguá. Na sexta noite do evento, nessa quinta-feira (26), Irineu Nicácio, Ana Lobo, Mô Fio e Dorgival Dantas animaram a festa, que celebra o bicentenário da cidade e faz referência a dois ícones do forró, os alagoanos Clemilda e Gerson Filho.
Como a chuva deu uma trégua, foi possível aproveitar cada apresentação sem sair da pista de dança. Irineu Nicácio, um dos sanfoneiros mais famosos do Estado, abriu a sequência de shows da noite. “Para mim e todos os forrozeiros é uma honra poder tocar o autêntico forró pé de Serra e fazer parte das celebrações dos 200 anos de Maceió, junto com uma equipe maravilhosa”, disse Nicácio.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) lançou o edital da música, contemplando 50 trios de forró e bandas de pífano, 20 bandas de forró e nove bandas alternativas para o Forrock.
Selecionada por meio do edital, Ana Lobo foi a segunda atração da noite, empolgando o público com o repertório do seu Baú da Loba. “É a primeira vez que toco em Jaraguá, em um evento da prefeitura. Estava muito ansiosa, porque nunca tive essa oportunidade e o público me surpreendeu. O show foi cedo, às 21 horas, mas ele compareceu, cantou e meus seguidores do Instagram também vieram. Foi lindo”, disse a cantora.
Ana elogiou a iniciativa da atual gestão destacando que toda a iniciativa para alavancar os artistas da terra são muito importantes. “Os editais são incentivos que servem para desenvolver a nossa arte. Como se diz no popular, a Prefeitura foi uma mão na roda para os artistas locais”, completou.
A banda Mô Fio, também selecionada por edital, subiu ao palco com seu forró marcante. “É sempre muito bom tocar em casa e com a possibilidade de ser uma das atrações da noite, fica tudo ainda mais maravilhoso. Já passou o tempo de haver diferença entre os artistas daqui e os de fora. Todo mundo deve ser tratado da mesma forma e é o que está acontecendo. O artista sobe ao palco muito mais empolgado”, disse Flavinho, vocalista da banda.
Atração mais esperada da noite, Dorgival Dantas não decepcionou. A cada música tocada, o público ia ao delírio e ajudava a espantar a chuva para bem longe do Jaraguá. “Tocar em Maceió é sempre especial. É um carinho que não tem preço, tem respeito. Então a gente só tem que agradecer a Deus e devolver na mesma moeda. Fiquei feliz em ver a homenagem a Clemilda e Gerson Filho, como também de ver a quantidade de gente que esteve presente no show. A cada um só posso dizer que moram no meu coração sem pagar um centavo de aluguel”, disse o músico.
São João dos 200 Anos
Em 2015, os festejos juninos integram o calendário festivo pelo bicentenário de Maceió e ganha o tema ‘São João dos 200 Anos, lembrando Clemilda e Gerson Filho’. A programação começou oficialmente no dia 19 com show de Jorge de Altinho e Roberta Aureliano, no Benedito Bentes.
Entre as atrações nacionais que já passaram pelo palco do Arraial Central, estão Elba Ramalho, Batista Lima, Alcymar Monteiro, Samyra Show e Forró 100% e Dorgival Dantas. Nesta sexta-feira, 26, Flávio José será a grande atração da noite.