Cesar Cielo espera disputar o Mundial em 2011
Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, nadadores brasileiros que foram pegos pelo uso do diurético furosemida em exame antidoping realizado no último Troféu Maria Lenk, em maio, disputado no Rio, ainda correm risco de sofrerem punições maiores.
Abaixo, vamos ver alguns questionamentos e respectivas respostas sobre esse trite episódio da natação brasileira.
Qual é a defesa dos nadadores?
Todos eles afirmam que consumiram suplemento contaminado. Nos exames, apareceram traços da substância furosemida, medicamento que tem função diurética.
Por que a confederação decidiu só adverti-los?
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concluiu que não houve culpa nem negligência dos atletas baseada nas seguintes informações:
1) Laudo de laboratório mostra que as pílulas de cafeína tinham furosemida;
2) Cielo declarou que comprava o produto da mesma farmácia, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), havia dois anos;
3) O estabelecimento teria manipulado furosemida antes de fazer o suplemento;
4) Relatório da farmácia diz que contaminações são possíveis, mas não assume que houve falha e contaminação;
5) A urina dos atletas teria densidade alta, não comprovando a ingestão de diurético para diluir a urina e mascarar outras substâncias dopantes.
O que comentou a farmácia?
Pessoas ligadas a empresa Anna Terra, afirmam que apenas atestaram que contaminações são possíveis, mas não admitem que houve falha no processo.
Por que alguns atletas flagrados foram suspensos e eles não?
A CBDA afirmou que, em casos como os de Daynara de Paula e Fabíola Molina, aconteceu negligência. Daynara teria comprado suplemento contaminado de farmácia que não conhecia. Já Fabíola diz que usou sachê de amostra grátis de suplemento novo –perdeu vaga no Mundial e será substituída por Etiene Medeiros.
Os nadadores podem sofrer punições maiores?
Caso a Fina ou a Wada venham a apelar, e a Corte de Arbitragem do Esporte aceitar, os nadadores podem ser suspensos e perderem seus resultados desde o Troféu Maria Lenk, em maio. Waked, reincidente, pode até ser banido.
