A gratuidade no transporte público coletivo ocorrerá em algumas capitais neste domingo de eleições (2). Em Maceió, o benefício já é realidade desde abril deste ano, graças ao Domingo é Livre, um programa instituído pelo prefeito JHC, como medida para melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Uma forma de viabilizar a mobilidade para que as pessoas possam aproveitar o domingo com familiares e amigos, nos diversos locais da capital, sem gastar do orçamento familiar.
Para este domingo, em que mais de 100 milhões de brasileiros vão às urnas garantir a democracia, foi elaborada uma programação especial, com reforço na frota em 50% para o deslocamento dos eleitores, com 600 viagens extras das 7h às 18h. O incremento ocorre nas linhas com maior demanda dos usuários.
Todos têm acesso ao benefício. No entanto, é necessário o uso do cartão Vamu Cidadão para ter direito ao benefício. Quem possui outro cartão precisará fazer o novo cartão e a primeira via é gratuita.
“O transporte público de Maceió vive um novo momento em sua história, graças ao compromisso da gestão municipal em transformar o sistema de transporte de Maceió. Transformar o acesso ao domingo com passagem gratuita com uma lei, permite que a população tenha assegurado também o direito ao lazer e, consequentemente, melhorar o bem-estar das pessoas”, frisou o prefeito de Maceió, JHC.
A iniciativa se soma a outras determinações da Prefeitura para assegurar o direito dos maceioenses a um transporte coletivo de qualidade, tendo em vista que Maceió já conta com a passagem mais barata entre as capitais, no valor de R$ 3,35, a implantação de novas linhas, ônibus com ar condicionado e o Passe Livre estudantil.
Além do corredor de ônibus BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), o serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. Até o mês de abril de 2023, a previsão é de que o projeto executivo seja entregue, que é um pré-requisito para que as intervenções sejam iniciadas.
“Minha missão é coordenar os trabalhos técnicos para que os cidadãos tenham uma outra realidade no dia a dia da cidade, com ônibus confortáveis, ágeis e seguros. Isso também auxilia na qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o superintendente municipal de transportes e trânsito de Maceió, André Costa.