Chocado com as fortes chuvas que devastaram várias cidades em Alagoas, o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, emitiu um comunicado direcionado a toda comunidade católica, solicitando uma forte mobilização para ajudar as vítimas da enchente.
A nota foi enviada a todas as paróquias e mobilizou a comunidade que de imediato iniciou uma série de ações para arrecadar donativos e mantimentos que serão enviados para as vítimas da tragédia no estado.
Leia abaixo o comunicado de Dom Valério Breda:
Prezados Irmãos Padres e Irmãos e Irmãs leigos!
As tristíssimas notícias veiculadas no mundo inteiro a respeito da dramática calamidade que assolou Alagoas e Pernambuco devem repercutir em nós com especial acento de caridade cristã e de solidariedade.
Hoje, na sessão extraordinária do CONSELHO PRESBITERAL, tratamos deste assunto com sentimentos de grande pena e de participação.
São as pessoas mais pobres e desvalidas que estão enfrentando a imane tragédia, que as deixa totalmente desamparadas e expostas a toda espécie de necessidade. A sensibilidade humana e cristã da nação já está se mobilizando para aliviar sofrimentos. A cidade de Arapiraca merece especial menção por ter encabeçado todo o movimento de solidariedade, na nossa região. São os nossos Irmãos e Irmãs de fé que sofrem e imploram. Não podemos nos omitir.
Portanto, seja divulgado pelas rádios, pelos carros de som, pelas Igrejas, o apelo por solidariedade que a nossa Igreja Católica vem lançando a todos.
Nossa Diocese de Penedo, que sente de perto o grito dos Alagoanos sofredores, convoca todas as Paróquias e Comunidades, para que no próximo fim de semana e no domingo 27 de junho SE PROMOVAM CAMPANHAS PARA A COLETA DE DONATIVOS (ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS, ÁGUA POTÁVEL, VESTUÁRIO, ROUPAS, COBERTORES, etc.).
Nas Paróquias os Padres sejam os primeiros a suscitar participação e solidariedade, organizando ações concretas, determinando os locais para as coletas.
Em Arapiraca haverá especial mobilização da cidade, para que nos bairros e nas praças haja locais para as coletas. Em Arapiraca também, os quartéis da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros são lugares apropriados para receber donativos para as vítimas das enchentes.
As demais Paróquias vejam de se mobilizar de forma autônoma, se referindo e se apoiando ao centro maior de coletas, que é a cidade de Arapiraca.
Peço aos Padres, aos Locutores de rádio, aos Encarregados para a pública informação, para que dêem máxima divulgação a esta extraordinária convocação para este mutirão de fé e de solidariedade.
Em todas as Paróquias se façam especiais orações, horas de adoração, para o povo vitimado pela fúria das águas. Reze-se nas missas pelas famílias enlutadas e por quantos estão vivendo dias de desespero. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora, Auxiliadora do povo cristão.
Invoco a bênção de Deus sobre todo povo de Deus que apela pela solidariedade dos Irmãos e pela misericórdia do Bom Deus.
Dom Valério Breda, bispo diocesano.
Penedo, 23 de junho de 2010.