×

Penedo

Dom Valério assume provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Penedo

Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 12, no prédio da Associação Comercial de Penedo o bispo diocesano Dom Valério Breda assumiu a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Participaram da posse do novo provedor o prefeito Israel Saldanha (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Messias Lima (PDT), o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, Secretário de Estado da Paz, Jardel Odorico, além de diversos representantes da sociedade penedense.

A instituição filantrópica anteriormente gerenciada pelo promotor aposentado Sílvio Menezes Tavares já viveu momentos de crise e por pouco não sofreu uma intervenção do poder público que analisou essa possibilidade na gestão do ex-prefeito Március Beltrão. A ideia foi descartada posteriormente quando diversos órgãos decidiram se reunir para discutir outra solução para as dificuldades vividas pela instituição responsável por uma maternidade, um hospital e um lar para idosos.

A partir de agora, a Santa Casa de Misericórdia de Penedo passará a contar com a administração da empresa Pró-Saúde, especializada em desenvolver políticas que visam restabelecer a normalidade em hospitais que tem atualmente seus serviços comprometidos pelo excesso de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, onde a demanda é aumentada e a satisfação do atendimento não atendida.

Saldo positivo

Em seu discurso de despedida do cargo, Sílvio Menezes fez uma ampla prestação de contas, lembrando que encontrou uma instituição com grandes dificuldades e que ao longo de seu trabalho na provedoria conseguiu sanar vários débitos da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, informando que saía do cargo deixando saldo positivo em diversas contas bancárias, citando a numeração e saldo de cada uma delas (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR PRESTAÇÃO DE CONTAS).

Cobranças

Aproveitando a presença do prefeito e do presidente da Câmara de Vereadores na mesa, o ex-provedor Sílvio Menezes cobrou a documentação necessária para a legalidade da permutada realizada entre a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia envolvendo um terreno para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra já próxima de ser concluída, e o prédio da Unidade de Emergência que passará a ser de responsabilidade da instituição após a inauguração da UPA.

Também foi lembrado ao prefeito Israel Saldanha que a prefeitura atualmente tem um débito de R$ 9.753,00 (nove mil setecentos e cinquenta e três reais) com a Santa Casa de Misericórdia de Penedo relativo ao uso da lavanderia do Hospital Regional pela Unidade de Emergência Antonio de Jesus. “Nós temos aqui alguns débitos pendentes da prefeitura de Penedo, mas tenho certeza que o nosso prefeito analisará a melhor forma de quitar isso”, declarou o ex-provedor.

Ainda no embalo das cobranças, o promotor aposentado lembrou que o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) chegou a se colocar como parceiro da instituição e conseguiu R$ 100.000,00 (cem mil reais) quando da ameaça da instituição sofrer uma intervenção. “No começo o Carimbão até pareceu uma boa pessoa, mas depois nem minhas ligações telefônicas ele atendia. Sumiu”, finalizou Dr Sílvio.

“Impossível”

Em seu discurso, Dom Valério Breda disse que recebeu o convite para assumir a Santa Casa de Misericórdia de Penedo quando estava em Roma e, no momento ficou sem uma definição, respondendo por mensagem para sua secretária da Cúria Diocesana que seria impossível.

“Eu não pensava em assumir para não chocar os compromissos que já tenho enquanto bispo da diocese de Penedo, mas terminei pedindo para que as orações me conduzissem ao melhor caminho e que a escolha fosse a mais acertada e, agora estamos aqui para continuar contando com todos os profissionais que fazem esta instituição ser referência, a partir de agora tendo o suporte ainda maior com a Pró-Saúde”, finalizou Dom Valério.