×

Negócios/Economia

Dólar cai; Bovespa avança mais de 3%

Os mercados reagem de modo otimista aos dados da economia americana. A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do primeiro trimestre ficou melhor do esperado, ao apontar contração de 5,5%, contra 5,7% estimados.

Além disso, como notou a NGO Corretora, parte dessa pressão de baixa pode ser creditada às ofertas de ações que estão em andamento no mercado. Só a distribuição da Visanet pode trazer mais de US$ 3 bilhões ao país.

Os mercados reagem ainda à decisão do Fed anunciada ontem de manter as taxa básica de juros norte-americana no intervalo entre zero e 0,25% ao ano e ao comunicado que acompanhou o anúncio, que sinalizou preocupação menor com o risco de deflação no país, mas omitiu-se de dar novos rumos.

Durante o pregão, o BC manteve as atuações diárias no câmbio e voltou a comprar moeda americana em leilão no mercado à vista. De acordo com comunicado do Departamento de Operações de Reservas Internacionais (Depin), a operação teve início às 14h59 e terminou às 15h09. A taxa aceita ficou em R$ 1,9565.

Bovespa

No mercado acionário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também relete o otimismo externo e registra forte alta. Por volta das 16h30 o índice Ibovespa – o principal da Bolsa paulista – avançava 3,14%, aos 51.114 pontos.

No dia, a VisaNet prorrogou o período de reserva de ações para investidores não-institucionais. O período de reserva, inicialmente, se encerraria ontem. Conforme o comunicado, as demais datas do cronograma da oferta permanecem inalteradas. As ações da VisaNet começam a ser negociadas na próxima segunda-feira (dia 29).

Nos Estados Unidos, a Bolsa de Nova York operava em alta. Por volta das 16h30 (horário de Brasília), em Wall Street, o índice Dow Jones tinha alta de 1,58% e o Nasdaq 100 avançava 1,77%.