Os recapturados são José Marcos dos Santos, o Budica, 26 anos, e Railton Monteiro da Silva, 20 anos
Dois fugitivos da delegacia regional de Penedo, o 7º Distrito Policial (DP), retornaram nesta quinta-feira, 04, para o xadrez da cidade. Os recapturados são José Marcos dos Santos, o Budica, 26 anos, e Railton Monteiro da Silva, 20 anos, que foi deixado na delegacia pelo próprio pai. Até a noite desta quinta, nove presos continuavam foragidos, grupo que escapou da carceragem na madrugada de quarta-feira, 03.
Os onze presos fugiram por um túnel escavado a partir do banheiro da cela cinco, passagem que permitiu acesso aos fundos da delegacia e daí para a rua havia apenas um muro. Dessa forma, a delegacia de Penedo alcançou a marca da 7ª fuga registrada somente em 2010, apenas duas a menos do que em 2009. Um dos motivos das escapadas frequentes é a superlotação carcerária, com média de 40 a 50 presos distribuídos em sete celas, espaços projetados para quatro pessoas. A falta de comida e as péssimas condições de higiene agravam a situação.
Um dos que retornaram para esse ambiente é José Marcos, o Budica, preso sob acusação de latrocínio, o assassinato do próprio cunhado, José Luiz da Silva, seguido do roubo do revólver usado no crime. Budica foi detido horas depois do assassnato, registrado na madrugada de 22 de setembro deste ano. Quatro dias depois, fugiu da delegacia de Penedo com mais quatro presos. Sua recaptura aconteceu na tarde de 22 de outubro, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, antiga Coréia, onde foi novamente localizado pela Polícia Militar nesta quarta-feira, 03.
Railton Monteiro foi levado pelo pai
Já Railton Monteiro da Silva voltou para o 7º DP trazido por seu próprio pai, segundo policiais civis que atuam na delegacia da cidade. Railton é acusado de matar o carregador de feira Jeílson Alves, 36 anos, morto com golpe de faca há cinco meses na Praça Costa e Silva, localizada nas imediações da feira livre de Penedo. Os dois discutiram e se envolveram em uma briga que terminou com a morte de Jeílson. Railton alegou que agiu em legítima defesa.
Com a captura de Railton e Budica, continuam foragidos José Luciano Santos (Lei Maria da Penha), Ronald Carvalho Gomes (furto), José Marciano da Silva (tentativa de homicídio), Euzimar Santos, vulgo Cara-Véia (tráfico e porte ilegal de arma de fogo), Jandson Alves (furto), Erivaldo Gomes da Silva (porte ilegal de arma de fogo e receptação), Manoel dos Santos, popular Ieié (homicídio), Jean Carlos da Silva Melquiádes (porte ilegal de arma e receptação) e Marcos da Silva, vulgo Olhão, preso que já havia escapado da delegacia de Penedo e tinha sido recapturado na semana passada em Arapiraca.
