O deputado federal Arthur Lira (PP), que comanda as indicações e gerencia, mesmo que indiretamente, a Codevasf, esteve em Penedo nesta segunda-feira, 03 de abril, para conceder uma entrevista a uma rádio local sobre a ida da sede da empresa para a capital alagoana, abandonando agricultores e projetos em execução no Baixo São Francisco.
Durante sua entrevista, no entanto, o parlamentar, que estava acompanhado do grupo político que faz oposição ao prefeito Ronaldo Lopes, classificou a notícia da mudança na sede da empresa, que deixará Penedo para funcionar em um prédio alugado em Maceió, como fake news.
Informações colhidas por nossa redação deixam claro que, diferentemente do que foi alegado pelo político, a infeliz saída da Codevasf de Penedo é uma realidade. Documentos oficiais, que poderão ser acessados ao final do texto, comprovam que no dia 17 de fevereiro, sexta-feira do Carnaval, foi pautada uma resolução para ser apreciada pelo Conselho de Administração, alterando o regimento interno da empresa e propondo o seguinte:
“A transferência da sede da 5ª Superintendência Regional do Município de Penedo/AL para Maceió/AL, com consequente transferência do Escritório de Maceió/AL para Penedo/AL, autorizando excepcionalmente que as unidades orgânicas da superintendência funcionem no Escritório de Penedo/AL durante a transição.”
Apesar de todos os esforços de prefeitos da região, liderados pelo prefeito Ronaldo Lopes, políticos, associações, sindicatos e empresários locais, a resolução acabou sendo aprovada no dia 27 de março (Veja documento abaixo), confirmando assim a mudança no endereço da sede da empresa que é de fundamental importância para o desenvolvimento regional.
Se os documentos oficiais comprovam a saída da Codevasf de sua cidade de origem, resta saber apenas: a quem interessa iludir o povo de Penedo e Baixo São Francisco?
Ainda durante a entrevista, o parlamentar, com o objetivo de tentar favorecer seu grupo político, chegou a tecer críticas ao prefeito Ronaldo Lopes e ao governador Paulo Dantas, este eleito também com os votos de seus aliados na cidade. Em determinada parte da entrevista, o deputado acusou o prefeito Ronaldo Lopes de não procurar apoio da Codevasf por questões políticas.
Conversamos com o prefeito e o mesmo negou tal informação. Diferentemente do que foi dito pelo deputado, a prefeitura de Penedo tem buscado apoio da 5ª Superintendência Regional sempre que precisa, mas sem receber o retorno necessário.
Ronaldo esclareceu ainda que algumas obras citadas pelo deputado já estão em andamento na cidade e também na zona rural, mesmo sem que ele tenha destinado qualquer emenda para isto.
Em seu perfil no Instagram, o prefeito publicou uma nota sobre o assunto, confira:
Há alguns meses venho preocupado com a notícia que a sede da Superintendência da Codevasf iria para Maceió, onde já existe um escritório de apoio. Junto com outros prefeitos do Baixo São Francisco e representantes de Cooperativas e Associações de pequenos agricultores, fizemos uma carta ao Presidente Lula, ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e ao Presidente da Câmara o alagoano Artur Lira, solicitando a intervenção deles para evitar essa mudança que seria muito prejudicial à Penedo, demais cidades ribeirinhas e principalmente aos agricultores assentados pela Codevasf.
Acompanhamos a mudança do Regimento Interno da empresa para autorizar a transferência, com aprovação na Diretoria Executiva e no Conselho de Administração, como mostrado nas imagens dessa postagem.
Hoje fui surpreendido com a entrevista do Presidente Artur Lira em uma rádio em Penedo, onde ele coloca que a Superintendência da Codevasf não sairá de Penedo. Temos certeza que o Deputado Artur Lira, que hoje preside a Câmara, tem força para reverter essa situação triste para os municípios da Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Esperamos que o deputado deixe a Superintendência com sede onde sempre foi, a cidade de Penedo, conforme afirmou em sua entrevista. O Baixo São Francisco agradece.
Veja aqui os documentos citados: