×

Maceió

Documentário e livro resgatam história da indústria alagoana

Com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), um importante capítulo da História dos alagoanos foi resga­tado, na última quinta-feira, dia 18. Durante solenidade realizada no Teatro Deodoro, localizado no Centro de Maceió, foi lançado o livro Rio Largo Cidade Operária, de autoria de Arnaldo Paiva Filho, e o documentário Gustavo Paiva – O Comendador do Povo, dirigido pelo cineasta Pedro da Rocha.

O livro é fruto de uma extensa pesquisa que durou uma década e aborda a história da cidade, principalmente relativa à cultura do algodão, à trajetória da in­dústria têxtil no Estado e à vida do empresário Gustavo Paiva. O pesquisador riolarguense Arnaldo Paiva Filho é membro da Asso­ciação dos Procuradores do Es­tado de Alagoas (APE/AL) e neto do comendador Gustavo Paiva, um dos principais personagens da obra.

“Mesmo contando a histó­ria de seus próprios familiares, o pesquisador consegue man­ter um distanciamento crítico significativo e isso lhe permite apresentar vários aspectos da subjetividade, do cotidiano e das atividades econômicas de donos de enormes capitais sem resvalar numa simples apologia de suas ideias e ações”, destaca o soci­ólogo Golbery Lessa, na apresen­tação da obra.

Já o documentário O Comen­dador do Povo, exibido ao longo do evento, conta a história do Co­mendador Gustavo Paiva, a partir de depoimentos de ex-operários das fábricas de tecidos de Rio Largo e de empresários ligados à indústria têxtil do Estado.

“Estas obras resgatam de forma única uma parte da história da industrialização de Alagoas. A Fiea não poderia deixar de apoiar a iniciativa. Esse é mais um re­conhecimento a Gustavo Paiva, industrial que, devido à impor­tância para o setor, dá nome à primeira escola profissionalizante do Senai em Alagoas”, destacou o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra de Andrade.

Na ocasião, houve a apresen­tação do renomado pianista Joel Bello Soares, que veio de Brasília­-DF, cidade onde mora atualmen­te, especialmente para participar do evento. Várias das composi­ções que são ouvidas no docu­mentário são interpretadas pelo ilustre concertista riolarguense, que já se apresentou na Europa, nas Américas, na Austrália, na Ásia, na África e nas principais cidades brasileiras.

Estiveram presentes à sole­nidade de lançamento diversos industriais, empresários, histo­riadores, sociólogos, intelectu­ais, familiares de Gustavo Paiva e funcionários que trabalharam nas fábricas têxteis de Rio Largo, além de representantes de di­versos segmentos da sociedade alagoana.