Filme dirigido por Arilene de Castro celebra o legado cultural e social de Dalva de Castro - Foto: divulgação
A cidade de Piaçabuçu, no Baixo São Francisco, será cenário da estreia do documentário “Dalvinhas”, dirigido por Arilene de Castro. A sessão gratuita acontece neste sábado, 12 de julho, às 20h, na sede da Associação Olha o Chico, no bairro Brasília, durante a programação do Sarau Olha o Chico.
O filme homenageia a educadora e referência cultural Dalva de Castro, conhecida carinhosamente como Dalvinha. Rodado no Recanto Ibiaci, na Ilha do Gondim, o documentário apresenta memórias e ensinamentos deixados por Dalvinha por meio de relatos de mulheres e crianças ribeirinhas.
Com uma narrativa sensível e envolvente, a produção reúne depoimentos, canções e poemas de autoria da própria homenageada, destacando seu legado na educação, cultura e defesa do meio ambiente.
Entre os nomes que participam com seus depoimentos estão Kelcy Mary, Mira Dantas, Michele Castro, Ágatha Martins, Malhinha, Thalia Flor, Janete Sophia, Dirlene de Paiva Lyra Nunes, Graciane Almeida, Zezinha Dias, Carmem Roberta, Mestra Dona Lourdes, Adriana Araújo, Daniele Soares, Elayne Gois e Linete Matias.
A produção foi viabilizada por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, com execução do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou a importância da obra. “‘Dalvinhas’ é um gesto de amor e reconhecimento a uma mulher que semeou cultura e afetos na vida de tantas pessoas. Ver Piaçabuçu vibrar com essa história é reafirmar que a cultura tem o poder de eternizar legados e inspirar futuras gerações”, afirmou.


