×

Maceió

Doação de Sangue marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quem passou pelo Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, nesta quarta-feira, 21, pode contribuir com a ação solidária promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Posicionado no estacionamento do shopping, próximo à entrada da loja Renner, a Unidade Móvel do Hemoal está até esta quinta-feira, 22, das 8h até as 17h, atendendo voluntários que resolveram fazer o gesto de solidariedade.

A ação acontece dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema este ano “Luz, Ciência e Vida”. Em Alagoas, as atividades alusivas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se iniciaram na segunda-feira (19), com lançamento do aplicativo de agendamento e doação de Sangue, Doe Mais, desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Secretaria de Estado da Saúde e Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), além de Hemoal e Secti.

O aplicativo Doe Mais, desenvolvido por alunos do curso de Sistema de Informação do Ifal, sob coordenação do professor Marcílio Ferreira, pode ser baixado gratuitamente em celulares Android, no Google Play pelas tags: “Doe +”, “Ifal”, “Hemoal” ou “Sesau”.

Além do agendamento de doação, o usuário pode criar e compartilhar campanhas educativas que informam aos doadores da necessidade de um determinado tipo sanguíneo e serem alertados quanto ao prazo de retorno para uma nova doação de sangue.

Somente na manhã do primeiro dia da ação, o Hemoal atendeu mais de 20 pessoas, muitas delas doando sangue pela primeira vez, como a auxiliar de copa, Aline Santos, que resolveu doar ao ver o ônibus do Hemoal.

“Eu sempre tive vontade de doar, mas eu nunca tinha tempo de ir. Hoje eu vi o ônibus, resolvi meus compromissos e já parei aqui. É super rápido e fácil, e não dói”, falou a primeira doadora da campanha.

Ainda como ação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a rádio Jovem Pan AM transmitiu diretamente do Maceió Shopping o programa Super Manhã, com o jornalista Marcos Rodrigues, promovendo o aplicativo Doe Mais e conversando com representantes dos órgãos e instituições envolvidas na ação.

Em entrevista ao radialista o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, destacou o papel da ciência e tecnologia como fonte de soluções inovadoras para a sociedade.

“É através de iniciativas e parcerias como estas, que mais projetos, surgidos na academia, irão transformar a vida das pessoas. Agora, na palma da sua mão, você pode agendar sua doação, sem filas, sem espera. É a tecnologia contribuindo para melhoria da sociedade”, concluiu Viana.

As doações e a transmissão do Super Manhã continuam no Maceió Shopping até amanha, 22, das 8h às 17h. E para doar, vale lembrar é necessário ter peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto.

No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e/ou dos responsáveis. É importante, segundo o Ministério da Saúde, comparecer ao local de doação alimentado, ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica.

Não podem doar pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos; e no caso das mulheres, o impedimento acontece quando elas estiverem gestantes ou amamentando.