Skip to content

DMTT testa faixa reversível para reduzir congestionamento na ladeira de Bebedouro

  • Home
  • Maceió
  • DMTT testa faixa reversível para reduzir congestionamento na ladeira de Bebedouro

Blog

DMTT testa faixa reversível para reduzir congestionamento na ladeira de Bebedouro

Para proporcionar maior celeridade no deslocamento dos maceioenses que utilizam a ladeira de Bebedouro para chegar às suas atividades, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realiza uma intervenção inédita. Trata-se de uma faixa reversível que proporciona uma segunda faixa de rolamento sentido parte baixa na região.

Com a novidade, das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, uma faixa de rolamento adicional de caráter reversível entra em operação, resultando em duas faixas no sentido Centro, em vez de apenas uma. A intervenção ocorre na Ladeira Professor Benedito da Silva, que liga os bairros de Bebedouro e Bom Parto, no trecho que vai desde a saída da Chã da Jaqueira até as instalações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Devido ao projeto, a faixa central é revertida para o sentido oposto, na qual passam a se acomodar os veículos que vêm da Chã da Jaqueira e que seguem sentido parte baixa. Desta forma, são eliminados os conflitos entre veículos provenientes da Santa Amélia, que agora seguem sem nenhuma interferência.

Depois das 9h, quando a movimentação de veículos é reduzida, o fluxo é normalizado e voltam a existir duas faixas sentido parte alta e uma no sentido parte baixa.

“Diariamente, nosso corpo técnico avalia a movimentação de veículos na capital para implementar mudanças. Falando do Bebedouro, estudos prévios já apontam uma redução de 15 minutos no deslocamento dos veículos. A tendência é que o ganho de tempo aumente ainda mais com a adaptação dos condutores”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

A equipe de Engenharia de Tráfego realizou monitoramento da operação realizada pelos Agentes de Trânsito no período de adaptação e orientação dos condutores, e a próxima etapa consiste na implantação de sinalização para regulamentar a faixa reversível. A operação, que vem sendo realizada pelos agentes desde a última segunda-feira (29), também apresentou um ganho considerável para o transporte público que atende a região, com a redução no tempo de viagem.

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também