Skip to content

DMTT alerta para infração por uso de calçados inadequados ao conduzir veículos

  • Home
  • Maceió
  • DMTT alerta para infração por uso de calçados inadequados ao conduzir veículos

Blog

DMTT alerta para infração por uso de calçados inadequados ao conduzir veículos

Para garantir um deslocamento seguro, os condutores devem respeitar as normas de circulação e conduta segura nas vias. A orientação vai desde o respeito às sinalizações, até o uso de calçados adequados durante a condução de veículos. Ao longo de 2023, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) contabilizou 12.611 mil infrações por uso de calçados que não se firmem aos pés, sendo a terceira infração mais cometida em Maceió.

Nos quatro primeiros meses de 2024, já foram 8.356 mil registros. “Sem dúvidas, quem puxa esses dados são os motociclistas. Com a popularização do transporte sobre duas rodas e aumento nas estatísticas de ocorrências envolvendo esse público, operações contínuas vêm sendo deflagradas. Esse modal de transporte tem sido uma preocupação dos órgãos de trânsito em nível nacional, e não é diferente em Maceió”, pontuou o coordenador técnico de Trânsito do DMTT, Wanderson Freitas.

São considerados inadequados aqueles que, por seus formatos, altura ou composição, prejudiquem a perfeita utilização dos comandos e pedais. A proibição inclui sandálias, tamancos, chinelos, rasteirinhas, chuteiras com cravos, sapatos de salto alto e até de bico fino.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado comete infração de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É primordial que o calçado proporcione firmeza e precisão ao pé na hora de acionar os pedais do acelerador, freios e a embreagem. Na dúvida, é melhor dirigir descalço, entretanto para motociclistas, a prática deixa o condutor ainda mais vulnerável a danos nos pés em casos de sinistros de trânsito. Nesse sentido, a orientação é que usem sapatos fechados.

Ações educativas

Para orientar os condutores, a equipe de Educação do DMTT visita empresas, canteiros de obras e realiza pitstops educativos na malha viária da capital alagoana. O intuito é levar orientações de segurança para as pessoas e reduzir os índices de infrações e sinistros. As ações acontecem diariamente.

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também