×

Esporte

Djokovic passa por Federer e chega à final no Australian Open

Djokovic venceu com sobriedade o número 2 do ranking

Apresentando um tênis bem consistente e de grande qualidade técnica, o sérvio Novak Djokovic derrotou o suíço Roger Federer, atual número dois do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3), 7/5 e 6/4 e garantiu vaga na final do Aberto da Austrália.

Djokovic, terceiro no ranking da ATP, vai encarar na final de Melbourne, o vencedor do confronto entre o espanhol David Ferrer e o britânico Andy Murray. O grande duelo será realizado na madrugada desta sexta-feira. Ferrer eliminou Nadal, líder do ranking, por 3 sets a 0, enquanto Murray deixou para trás lo ucraniano Alexandr Dolgopolov.

No jogo contra Federer, o sérvio Djokovic teve uma ótima atuação e conseguiu controlar o jogo nos momentos mais importantes. Já o suíço se paresentava num dia sem muita inspiração.

O primeiro set foi bastante equilibrado e não teve quebras. No tie-break, Djokovic dominou e venceu por 7/3.

No segundo set, Djokovic apresentou uma reação sensacional. Federer abriu 5/2, no entanto, permitiu a reação do adversário, que venceu cinco games consecutivos e fechou em 7/5. Por último, no terceiro edecisivo set, Djokovic manteve a tranquilidade e fechou em 6/4.

Na décima apresentação em uma semi dos quatro principais torneios do tênis mundial, Djokovic avança para a decisão apenas pela quarta vez. Nas três finais que disputou, a última delas no US Open do ano passado, Nole (Djokovic) só venceu uma, justamente em Melbourne, em 2008, quando bateu o francês Jo-Wilfried Tsonga.

Com essa derrota de Federer e a surpreendente queda do espanhol Rafael Nadal, na quarta-feira, pela primeira vez desde 2005, um Grand Slam terá uma decisão sem os dois líderes do ranking.