Os debates da semana pedagógica, que acontece anualmente na escola municipal Marcos Soriano, colocaram em discussão na última terça-feira (23), entre professores e técnicos administrativos, a Diversidade na Escola. “Trata-se de um tema atual, cuja abordagem facilita o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as práticas na escola”, afirma Marcos Lima, diretor da Marcos Soriano.
O PDE propõe uma educação básica de qualidade para os estudantes, envolvendo nesse processo os gestores, professores, alunos e pais, numa iniciativa esclarecedora, sobre o que acontece dentro e fora da escola, tendo nesse objetivo a permanência do aluno no ambiente escolar.
Na escola Marcos Soriano, os debates foram iniciados com uma palestra do professor Maxwell Brandão, abordando a diversidade étnico-racial na sala de aula. “A escola pública tem que ser um espaço inclusivo, e não pode, de forma alguma, fechar os olhos para diversidade”, diz Maxwell.
Segundo ele, para trabalhar a diversidade na escola, é preciso mapear o trato que já é dado a essa temática, como ponto de partida para o equacionamento da relação entre diversidade e currículo.
O ciclo de debates teve prosseguimento com Marcelo Nascimento, secretário-adjunto da Educação, que abordou o tema “diversidade sexual na escola”. Ele destacou que, com esse tema, o professor pode, através de atividades pedagógicas, construir uma relação de respeito, levando em consideração o tema sexualidade.
Destacou, ainda, que a escola precisa ser cada vez mais inclusiva, pensando sempre nas diferenças e nos diferentes, numa perspectiva que crie, acima de tudo, um espaço de confiança e de integração da educação, dos professores e da família, com o aluno.
Para professora Betânia Gomes, o grupo da escola estava sentindo necessidade de discutir esse tema. “De maneira positiva, esse debate vai contribuir na formação dos professores”, enfatiza ela.