×

Cultura

Diversidade do canto coral enriquece programação do II Falame no Deodoro

Tradição e inovação, maturidade e juventude, grandiosidade e singeleza. Assim se caracteriza a musicalidade dos sete coros que se apresentam no II Festival Alagoano de Música Erudita (II Falame), que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, às 19h e 18h respectivamente, no Teatro Deodoro, em Maceió.

O festival tem por essência aproximar o grande público, distante das salas de concertos, das experiências transformadoras das realidades socioculturais através da música. Coral Cesmac, Coro Angelus, Coro Infanto-Juvenil do Colégio de Santa Madalena Sofia, Coro Prisma de Maceió, Coro Rugas de Ouro, Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) e Camerata Ero Dictus apresentam repertório unicamente erudito, com peças barrocas, clássicas, contemporâneas, dentre outras referências.

O II Falame é uma realização do Instituto de Cultura Ero Dictus (Iced), presidido pelo compositor e promotor cultural Benedito Pontes, e de Oriêta Feijó, que é também vice-presidente e pianista da camerata que deu origem à instituição.

Para o maestro da camerata Ero Dictus, Elieser Cassimiro, a riqueza do canto coral e das composições seculares está muito bem representada no repertório que será trazido pelos coros participantes. “Teremos grupos corais tradicionais e que já têm uma trajetória consolidada, mas teremos também grupos não muito experientes, porém comprometidos com a excelência no fazer música”, destaca.

Cassimiro diz que a programação está sendo feita de forma a presentear a plateia. “A segunda edição do festival será, sem dúvida, um momento ímpar na história da prática da música erudita em Alagoas, porque traz na sua concepção a ideia de reunir diversos grupos corais e instrumentais de comprovada qualidade técnica e artística no cenário local”, garante.

“E uma ótima novidade para essa edição do II Falame é a participação de um coro infantil, algo inédito no evento e que renova a esperança de um futuro promissor para a prática da música erudita em Alagoas”, adianta o maestro, anunciando a participação do Coro Infanto-Juvenil do Colégio Madalena Sofia, que se apresenta no primeiro dia do festival.

O maestro destaca que o grupo, composto por 35 crianças, já tem 15 anos de canto coral. Assim, o coro assumiu a identidade e a tradição de música clássica, herança da congregação belga da qual o Colégio Madalena Sofia faz parte.

Outras atrações

Além das apresentações dos corais, o II Falame oferece outras expressões de música erudita nos formatos instrumental – em performances de pequenos grupos e solos – e canto lírico, em que sopranos e tenores se apresentam em solos, duetos e trios

Confira a programação completa:

Sábado (30 de agosto de 2014 – 19h)
1. Coro Infanto-Juvenil do Colégio de Santa Madalena Sofia
2. Pianista Mario Marochi
3. Coro Angelus
4. Tenor Erick Robert
5. Violonista Clássico Nícolas Silva
6. Coro Rugas de Ouro
7. Duo Paula Bujes e Pedro Huff (violino e violoncelo) – Professores Doutores em Música (UFPE)
8. Allegro Cantabile – Estreia

Domingo (31 de agosto de 2014 – 18h)
1. Tenor Luciano Peixoto e Pianista Selma Britto
2. Coro Prisma de Maceió
3. Tenor Daniel Lima e Soprano Priscilla Monteiro
4. Coral Cesmac
5. Pianista Manoel Vieira Junior
6. Soprano Tarciana Damião (Piano: Manoel Vieira Junior)
7. Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas (Corufal)
8. Maestro Almir Medeiros na estreia do Quarteto Cantiga de Cellos
9. Camerata ERO DICTUS, com o “Te Deum”, de Joseph Haydn.
10. Grand Finale: Coro “Hallelujah”, do “The Messiah”, de Handel (Piano: Douglas Nascimento e Orquestra Ero Dictus – 200 músicos no palco).

SERVIÇO

Teatro Deodoro
II Falame – Festival Alagoano de Música Erudita
Datas: 30 e 31 de agosto (sábado e domingo)
Horários: 19h (sábado) e 18h (domingo)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Ponto de venda: bilheteria do Teatro Deodoro (a partir das 14 horas) e através do telefone 9982-4846
Informações: 3315-5656 / 3315-5665 / 9971-9654 / 9909-9434