A entrega de cerca de 10 mil brinquedos para crianças carentes em Penedo é resultado do trabalho de articulação de uma organização não-governamental (ONG), a Orquestra Cidadã, instituição pernambucana que atende meninos e meninas do Coque, bairro periférico do Recife. Em parceria com o Exército brasileiro, a ONG conseguiu dar destino nobre ao material apreendido pela Receita Federal, produtos que seriam destruídos.
O alerta sobre a participação da ONG foi passado na noite desta terça-feira, 21, ao portal de notícias aquiacontece.com.br pelo chefe da instrução do Tiro de Guerra de Penedo, o Sub-Tenente Aldori Junker Jardim. O oficial havia informado a distribuição de brinquedos com antecedência ao site, entrega realizada ontem (terça, 21) em parceria com a prefeitura. A reportagem do aquiacontece pesquisou o trabalho da ONG pernambucana que foi criada no ano 2000 pelo desembargador Nildo Nery dos Santos, atualmente aposentado.
Ele tomou a iniciativa quando era presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE), fundando a Associação Criança Cidadã (ABCC), entidade que abriga a Orquestra Cidadã, formada por crianças do Coque.
A captação de brinquedos apreendidos pela Receita Federal começou em 2009, quando 500 mil produtos foram distribuídos para 45 municípios de Pernambuco. A iniciativa repetida este ano obteve o dobro de brinquedos, com ampliação das cidades atendidas, ultrapassando as fronteiras de Pernambuco.
Cerca de um milhão de brinquedos estão sendo entregues em Alagoas, Paraíba e na Bahia para meninos e meninas que estudam em escolas públicas ou são atendidas por instituições filantrópicas ou pela Pastoral da Criança, conforme parâmetros determinados para a distribuição.