O Disque Denúncia ultrapassou este mês a marca de 15 mil registros de ligações ao 181. Com uma média de 40 ligações por dia, o serviço da Defesa Social se consolida como uma importante ferramenta de combate à criminalidade em Alagoas.
Graças ao apoio da população, o Disque Denúncia vem ajudando a polícia a prender traficantes e fechar bocas de fumo, autores de homicídios e foragidos da Justiça e do sistema prisional, dentre outros.
Foi a partir de uma ligação anônima ao 181 feita nesta quarta-feira (21) que a Polícia Civil conseguiu prender o reeducando Marcos Roberto da Silva, que fugiu na madrugada da última segunda-feira do presídio de Luiz Oliveira Souza, de Arapiraca. Junto com ele também fugiram mais dois presos, que contaram com a ajuda de homens armados.
Ao receber a ligação anônima dando conta do paradeiro do foragido, o Disque Denúncia repassou de imediato a informação à equipe de plantão da Regional de Penedo, cidade onde o reeducando estava escondido. Foi graças à agilidade no encaminhamento da denúncia que a polícia conseguiu recapturar o presidiário.
Outra ocorrência policial recente que teve o apoio do Disque Denúncia foi a prisão de dois jovens pelos crimes de porte ilegal de arma e receptação de veículo roubado. A prisão ocorreu também nessa quarta-feira no bairro da Levada, em Maceió.
Após ligação ao 181, o serviço acionou uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que conseguiu prender em flagrante no bairro da Levada (Maceió) Yuri Tenório da Silva, 18 anos, e um adolescente de 17 anos.
Também graças ao Dique Denúncia, a Força Nacional conseguiu prender, na última terça-feira (20), Henrique de Moraes Omena, o Riquinho, acusado de integrar uma quadrilha de envolvimento em mais de 20 homicídios em Maceió. A prisão dele ocorreu no bairro de Riacho Doce, quando pescava.
A população pode continuar ajudando no combate à criminalidade ligando para o 181, repassando informações sobre algum tipo de ocorrência policial que não necessite da ação imediata da força de segurança – nesse caso a ligação deve ser feita ao 190.
