×

Penedo

Disk-Animal comemora 1 ano sem acidentes em Penedo

Qual seria o valor de uma vida? Alguém que perdeu um parente ou amigo, vítima de um acidente de trânsito causado por animais soltos em vias públicas poderia afirmar categoricamente que a vida humana se sobrepõe a qualquer investimento direcionado a prevenção.

O serviço de apreensão animal prestado pela Prefeitura de Penedo comemorou um ano sem registros de acidentes causados por animais soltos em vias do município. O serviço que causou certo incomodo no primeiro momento, com a cobrança de taxas mais altas e liberação dos animais sem apadrinhamento político, começou a ser desenvolvido de forma mais atuante em janeiro de 2009, primeiro mês do terceiro mandato do prefeito Alexandre Toledo.

O serviço já existia em governos anteriores, no entanto, era feito de forma amadora com a apreensão dos animais em determinadas áreas urbanas do município e posteriormente o direcionamento para regiões consideradas sem movimento. O fato era que os animais terminavam apenas sendo deslocados de uma área para outra e continuavam colocando em risco quem trafegava pelo local onde eles eram soltos. Quando apreendidos para liberação somente após o pagamento de taxas, muitas vezes os donos recorriam a políticos que apelavam para o tradicional “jeitinho brasileiro”.

Atualmente os responsáveis pela apreensão transitam em motocicletas e contam com o apoio de um veículo EcoSport com engate para o trânsito animal, que após a apreensão conduz os bichos para um terreno localizado próximo ao Povoado Coorperativa I Núcleo, onde permanecem até o pagamento das taxas necessárias para a liberação. Os proprietários dos animais também recebem orientação sobre os cuidados necessários para a não reincidência.

O serviço funciona 24 horas durante os sete dias da semana, inclusive aos sábado, domingos e feriados. Durante o carnaval, a redação do AquiAcontece entrou em contato com o Disk-Animal e confirmou a agilidade e operacionalização. Na noite da segunda-feira de carnaval, o serviço estava atuante e pronto para receber qualquer denúncia de animais soltos em vias públicas para proceder a apreensão.

Durante os dias do reinado de momo, também podemos flagrar os servidores públicos que prestam o serviço a comunidade através do Disk-Animal, abordando uma vaca no conjunto Rosete Andrade. Após imobilizar o bicho, os funcionários acionam o veículo que trafega com o reboque para trânsito animal que rapidamente chega ao local e o transporta para o terreno destinado a mantê-lo preso sem oferecer riscos a comunidade.

Na AL 101 Sul, estrada que liga os municípios de Penedo e Piaçabuçu, o serviço tem atuado e evitado acidentes. A rodovia que já registrou diversas mortes causadas por animais soltos e já foi considerada a “estrada da morte”, título que caiu após a atuação dos servidores do Disk-Animal também nessas áreas. O Secretário Municipal de Agricultura, Aldo Toledo, confirma que há um ano não se registra nenhum acidente causado por animais soltos nas vias de Penedo e garante que a atuação vai continuar a prevenir sinistros e zelar pelo maior bem que o ser humano pode ter, a vida.