Museu da Abolição recebe dirigentes do Ibram
Entre os dias 18 a 20 de maio, o presidente e diretores do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) estão em Pernambuco, onde visitam o Museu da Abolição, de administração direta do órgão. A visita faz parte de uma ação maior que vem sendo desenvolvida pelo Ibram, que consiste na ida dos dirigentes do Instituto a todos os 29 museus diretamente vinculados ao órgão, com o objetivo de identificar os principais problemas dos museus e as possíveis soluções.
Além do presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão, participam da equipe as diretoras Eneida Cruz, Manuelina Cândido e Valeria Paiva e o chefe de gabinete Marcos Mantoan.
Na terça-feira, dia 19, os dirigentes do Ibram participam de um bate-papo que tem como tema “O Ibram, a Política Nacional de Museus e o papel dos Sistemas Estaduais de Museus”. A atividade será realizada às 16h30, na Fundação Joaquim Nabuco, e é voltada aos gestores de museus e secretários de Cultura da região.
Entre as questões a serem debatidas estão a importância da criação de um sistema pernambucano de museus e o papel do Ibram como formulador de políticas públicas para o setor. Além disso, o encontro servirá para os dirigentes do órgão ouvirem os gestores e elaborarem, em conjunto com eles, ações para o fortalecimento dos museus no estado.
Em Recife, a equipe também fará visitas técnicas: à Fundação Joaquim Nabuco e ao Museu Cais do Sertão.
