×

Negócios/Economia

Diretoria executiva da Cooperativa Pindorama é reconduzida ao cargo

Pela quarta vez consecutiva, Klécio Santos é eleito presidente da Cooperativa Pindorama

Pela quarta vez consecutiva, a diretoria executiva da Cooperativa Pindorama foi reconduzida ao cargo durante ato oficial que contou ainda com a eleição anual dos membros do Conselho Fiscal e também registrou a aprovação das contas 2010 da instituição que é modelo de reforma agrária para o resto do país.

Para o presidente da cooperativa, Klécio Santos, a nova etapa traz mais responsabilidade para a diretoria. “Conseguir unanimidade numa comunidade complexa como a Pindorama só com um trabalho minucioso. Temos que pensar os próximos 50 anos da cooperativa, identificar os gargalos e prepará-la para o futuro”, ressaltou.

Klécio Santos revelou ainda que o desafio da diretoria executiva para os próximos quatro anos está na capacitação dos jovens. Há mais de cinco anos a Cooperativa promove um trabalho de qualificação profissional e educação no cooperativismo com filhos e netos de colonos com apoio do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL).

Novos produtos no mercado

Na parte comercial, a cooperativa comemora os resultados de 2010. Foram lançados dois novos produtos, o suco em pó e a bala (confeito), que agregam valor ao mais importante produto da casa, o açúcar. “Fortalecemos nosso trabalho promovendo o desenvolvimento da produção de leite e para 2011 vamos trabalhar em mais dois produtos, o molho de pimenta Pingo de Pindorama e o álcool doméstico”, anunciou.

Avaliando o crescimento da comunidade nos últimos dez anos, o presidente da cooperativa lembrou as dificuldades que enfrentou em 1998, quando retornou a unidade depois de pelo menos cinco anos afastado. Na época, a Cooperativa Pindorama enfrentava dificuldades financeiras e não tinha credibilidade no mercado.

“Assistimos um modelo de reforma agrária, distribuição de renda, ameaçado por falta de gestão e superar tudo não foi fácil, mas sem o apoio da comunidade não seria possível. Hoje sentimos que as pessoas que moram em Pindorama têm auto-estima, expectativa de vida”, afirmou Klécio Santos.