O dia 16 de setembro é uma data especial para os alagoanos, pois é quando se comemora a Emancipação Política do Estado, mas em 2010, essa data será lembrada também por outro marco histórico: a reabertura da mais importante casa de espetáculos de Alagoas, o Teatro Deodoro. Para anunciar a programação de reinauguração e falar sobre o investimento de R$ 2,5 milhões, a diretoria do Teatro concede, nesta quinta-feira (9), às 8h, na sede do Deodoro, uma entrevista coletiva que será seguida por um café da manhã e por uma visita às novas instalações.
O Teatro Deodoro será reaberto dois meses antes de completar 100 anos. O local foi totalmente restaurado, ganhando as cores originais da época em que foi construído. As poltronas do teatro, por exemplo, antes vermelhas, ganharam uma tonalidade clara, cor de palha. Foram R$ 2,5 milhões em investimentos provenientes do Governo do Estado, o maior valor já empregado em reformas de casa de Espetáculos em Alagoas.
“Todo o teatro hoje está chegando perto do que era originalmente, das cores e características que ele possuía na época em que foi inaugurado, em 1910. Foi um trabalho árduo, mas que valeu a pena. Para se ter uma ideia, nas paredes foram encontradas sete camadas de tinta provenientes de reformas anteriores, para que pudéssemos encontrar a cor original”, afirma o diretor artístico do Teatro Deodoro, Alexandre Holanda, que estará presente durante a coletiva.
O Salão Nobre também foi recuperado e está como era há exatos 100 anos. “Ele ficou deslumbrante e possui até o lustre original”, afirma o diretor-presidente da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), Juarez Gomes de Barros. Segundo ele, as pessoas vão ficar encantadas com a nova “cara” do Deodoro. “Todas as mudanças feitas levaram em conta a história do teatro e suas características originais, o que nunca havia sido feito antes”, destacou.
Além de Alexandre Holanda e de Juarez Gomes de Barros, também participam da coletiva o coordenador Jurídico do Teatro, Mário Leahy, que responderá às perguntas referentes aos processos licitatórios e às questões burocráticas voltadas para a reforma do Teatro, e a arquiteta Marta Nogueira, que irá destacar os aspectos arquitetônicos da Casa de Espetáculos.
A reabertura do Teatro Deodoro está marcada para acontecer às 19h45 e faz parte da programação de Emancipação Política de Alagoas preparada pelo governo do Estado.