A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) reuniu diretores, vice-diretores e servidores que tratam questões administrativas nas unidades escolares para participarem de uma formação sobre o novo sistema digital de prestação de contas e contabilidade, o Contedu.
A formação começou nesta terça-feira (12) e acontece também nos dias 13, 19 e 20 de março, tendo em vista os horários e a disponibilidade dos diretores. O objetivo da ação é dar suporte e orientações, como também o passo a passo, sobre o funcionamento do sistema no dia a dia escolar.
A primeira fase da formação foi realizado por técnicos da Semed, por meio de uma apresentação sobre a legislação regulamentadora, o que pode ser comprado ou não, demonstrativos, o processo de representação e algumas instruções de como preencher corretamente os documentos referentes à prestação.
“Estão aqui pessoas que prestam contas, como secretários escolares, diretores e vice-diretores e presidentes do conselho. Essas são as pessoas que a gente precisa treinar e orientar para facilitar a vida de todos. Hoje eles poderão prestar contas através do novo sistema, não vai mais ter aquele monte de papel. O sistema otimiza o tempo de todos, fazendo uma gestão eficaz e eficiente dentro da nossa secretaria”, destacou a coordenadora do setor de Finanças da Semed, Danielle Cordeiro.
A segunda etapa ficou por conta de um dos integrantes da equipe do Contedu, Delano Vargas, que mostrou na prática as características e o funcionamento do sistema, explicou o passo a passo de como os diretores escolares podem classificar as notas fiscais, como também abordou sobre as receitas e alguns documentos. Logo depois, os servidores conheceram o sistema de perto, nos computadores da sala.
Para o técnico de suporte da empresa, Roberto Junior, o sistema poderá facilitar o acesso às despesas das unidades escolares e ajudar na prestação de contas, ao fim do mandato dos diretores escolares.
“No sistema o gestor vai poder classificar todas as notas das compras que fez conforme o programa que a escola faz parte. Por exemplo, todas as compras que foram feitas hoje no PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), amanhã a nota fiscal já estará sendo importada para o sistema. Com isso, o diretor estará montando a prestação de contas dele e vai diminuir a correria no final do seu exercício”, explicou o técnico.