Diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão reunidos, nesta terça-feira (6), no Centro de Formação (Cefor), localizado no Centro de Educação e Pesquisas Aplicadas (Cepa), para avaliar e atualizar dados sobre a execução do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). Atualmente, 58 escolas municipais colocaram em prática ações que visam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem baseadas no plano.
A meta é ampliar a aplicação do plano para outras unidades e aperfeiçoar o que já foi desenvolvido nas que o implantaram. O encontro, que conta com diretores do 1º ao 5º ano, termina tem como principal objetivo apontar estratégias que garantam melhorias na educação básica.
O evento foi articulado pelo Comitê Estratégico do PDE/Escola. É a partir dessa união de esforços que o MEC espera diminuir os índices de repetência e evasão, além de melhorar a aprendizagem. Por meio da Provinha Brasil e de uma outra avaliação específica para medir a quantidade de alunos desistentes e repetentes, são feitos os cálculos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo os levantamentos do Comitê Estratégico do PDE, no município há escolas que já atingiram a média 4.4 (avaliação 2007), enquanto a apontada pelo MEC é de 6.0. Na prática, isso significa que o trabalho desenvolvido tem garantido resultados importantes, mas que ainda pode ser melhorado.
O acompanhamento do índice deve ocorrer através das reuniões e visitas permanentes às escolas e, também, de forma online, já que no site do MEC consta o que cada unidade está se propondo a aplicar. Até maio deste ano o PDE das escolas municipais que já fazem sua aplicação deve estar à disposição para consulta.