×

Alagoas

Diretores comemoram promulgação de lei que valoriza função

Governador Renan Filho e o secretário Luciano Barbosa em solenidade da promulgação da Lei 7.801/2016

Ser diretor de escola é pensar de maneira macro, integrando os aspectos pedagógicos, administrativos e humanísticos. Ser diretor é ser o primeiro a chegar e o último a sair. Ser diretor é ser líder, mas também agir como pai/mãe e amigo. Ser diretor é defender sua escola como se estivesse em uma competição esportiva, vibrando com a conquista e o sucesso de toda a comunidade e cada um de seus membros.

Por reconhecer a importância do papel desempenhado pelos gestores escolares em uma Educação Básica de qualidade, o governador Renan Filho promulgou na última quinta-feira (2) a Lei 7.801/2016, que promove a valorização dos diretores da rede pública estadual com o reajuste de suas gratificações. Na mesma publicação, foi oficialmente criada a função de articulador de ensino.

Os valores das gratificações variam de R$ 633,00 a R$ 1.898,00. As funções especiais criadas e reajustadas serão desempenhadas por servidores efetivos e pagas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“O projeto é um reconhecimento justo e que valoriza os gestores, implicando em mais qualidade nos resultados esperados na Educação. O gestor precisa ter condições de se dedicar exclusivamente a sua escola de forma que a gestão atenda às necessidades da comunidade”, avalia o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Irineide Araújo, diretora da Escola Estadual de Ensino Integral Geraldo Melo, em Maceió, comemora a promulgação da lei. “Como gestores, temos responsabilidades enormes frente às nossas escolas e comunidades. A promulgação desta lei é uma medida significativa, que faz justiça as nossas atribuições. Dessa forma, o Governo e a Seduc promovem uma valorização notável da categoria, contribuindo para o bom desenvolvimento da educação”, ressalta.

Articulador de ensino

De acordo com a secretária-executiva da Educação, Laura Souza, a nova função de articulador de ensino atenderá toda a rede estadual na promoção do estreitamento da relação entre unidades escolares e a Seduc.

“Sentimos a necessidade de ter em cada escola um profissional capaz de articular os projetos executados pelos professores, com uma visão macro do projeto político-pedagógico da escola e das diretrizes da Secretaria de Estado da Educação. Nosso propósito é a formação integral do aluno em todas as dimensões, intelectual, cultural, emocional, física e social. Acreditamos que um articulador de ensino, trabalhando junto aos coordenadores pedagógicos, promoverá esse trabalho interdimensional”, explica a secretária-executiva.

Irineide Araujo, da Geraldo Melo, também destaca a importância da função de articulador. “Um articulador sempre se fez necessário para que se minimize e facilite o trabalho pedagógico da escola como um todo. Eles atuarão como grandes colaboradores da gestão da escola e a medida de se criar esta função é louvável”, diz a educadora.​