×

Penedo

Diretora do Procon Penedo aborda ação contra preços abusivos de combustíveis e cobranças indevidas

Rosiane dos Santos durante entrevista ao Programa Em Pauta, com Guilherme Lopes

A administradora de empresas Rosiane dos Santos, recém-nomeada diretora do Procon Penedo pelo prefeito Ronaldo Lopes, trouxe esclarecimentos valiosos durante sua participação no programa “Em Pauta”, transmitido todas as sextas-feiras das 07 às 10 horas na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Durante a entrevista com o apresentador Guilherme Lopes, Rosiane abordou a criação e estrutura do órgão, bem como o procedimento para lidar com preços abusivos de combustíveis e cobranças indevidas, reafirmando o compromisso do Procon em proteger os direitos dos consumidores em Penedo.

A criação do Procon Penedo representa um avanço significativo para a região, oferecendo um canal direto para os consumidores que se sentem lesados por práticas comerciais injustas. Rosiane dos Santos explicou detalhadamente como os consumidores podem acionar o órgão quando se depararem com situações de preços excessivos de combustíveis ou cobranças inexplicáveis em suas faturas.

Um dos temas mais abordados pelos ouvintes durante a entrevista foi o preço elevado da gasolina na cidade, que tem sido motivo de preocupação entre os moradores. A diretora esclareceu que o Procon Penedo já está ativamente envolvido nessa questão, destacando a visita realizada pelo coordenador fiscal Cristiano Soares aos postos de combustíveis locais. Essa iniciativa visa mapear os preços praticados pelos postos e compará-los com os preços da região.

Rosiane dos Santos ressaltou que, embora os preços dos combustíveis sejam livres e determinados pelos donos de postos, não é permitido elevar os preços sem justificativa. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, isso é considerado uma prática abusiva. A diretora explicou que o Procon Penedo investiga casos de preços abusivos e atua em conformidade com a legislação, solicitando comprovações aos postos de combustíveis que tenham praticado tais aumentos sem embasamento. “Se o estabelecimento não conseguir comprovar o que motivou a alta nos preços, o Procon entrará com as sanções, entre elas a de multa, que pode chegar a R$ 100 mil”, complementou.

No que diz respeito às cobranças indevidas por parte da Águas do Sertão, Rosiane dos Santos reforçou a importância de denunciar casos de aumento nas faturas sem explicação. Ela enfatizou que o Procon precisa de informações concretas para agir e assegurar que os direitos dos consumidores sejam protegidos.

A diretora lembrou que o Procon Penedo já está atuando em sua missão de manter a harmonia nas relações de consumo e defender direitos dos penedenses, com portal eletrônico que pode ser acessado AQUI e também via aplicativo WhatsApp, canais já disponíveis para recebimento de denúncias.

O atendimento presencial será feito a partir da próxima segunda-feira, 28, na sede do Procon Penedo, localizado na Rua Dâmaso do Monte, Centro Histórico, próximo da sede da prefeitura, no prédio onde funcionou a Secom e que também irá abrigar o setor de protocolo da administração municipal.

Em Alagoas, apenas Maceió e Arapiraca têm o órgão municipal que atua na defesa dos direitos do consumidor. Agora, Penedo entra na seleta lista das cidades alagoanas com Procon na gestão do município. O órgão é fruto de um projeto de lei criado pelo vereador Denys Reis, aprovado pela Câmara de Vereadores e abraçado pelo prefeito Ronaldo Lopes.

Além desses tópicos, a entrevista abrangeu outros assuntos pertinentes à atuação do Procon Penedo na defesa dos direitos do consumidor. Para ouvir a entrevista completa e obter mais informações sobre as ações do órgão clique no player acima.