×

Negócios/Economia

Diretor da Seagri vai a Brasília para discutir PAC II

Josival Almeida vai em busca de recursos para Alagoas

O engenheiro agrônomo Josival Almeida, diretor de Pesquisa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), estará em Brasília, nesta quarta-feira (1º), para uma reunião com representantes de todas as entidades de pesquisa do país que vai tratar do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa para o período 2011-2013, conhecido como PAC II.

A reunião é organizada pelo Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) e inclui, no período da manhã, uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. À tarde, os representantes das entidades estaduais se reúnem na sede da Embrapa para discutir a situação do PAC 2008, 2009, 2010 e apresentar propostas para o PAC II.

Segundo o diretor Josival Almeida, o Estado precisa de cerca de R$ 11,5 milhões para dar continuidade aos trabalhos de pesquisa e reestruturação no período de 2011 a 2013. “Nós já temos a documentação e vamos batalhar para trazer esse recurso para Alagoas”, frisou o diretor.

“Os recursos serão aplicados em infraestrutura, aquisição de tratores e veículos, máquinas e equipamentos para laboratórios”, lembrou Josival Almeida.

De acordo com o presidente do Consepa, Baldonedo Arthur Napoleão, os investimentos garantidos pelo PAC Embrapa, até agora, permitiram uma participação mais efetiva das Organizações Estaduais de Pesquisa (Oepas) no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA).

“Consideramos fundamental a continuidade do esforço que está sendo feito para a completa recuperação da infraestrutura das Oepas e o pleno funcionamento do SNPA em favor dos produtores rurais do Brasil”, destacou.

No total, as organizações estaduais de pesquisa vinculadas ao Consepa – sem incluir o Instituto Agronômico de Pernambuco, cujos valores ainda serão somados – querem mais de R$ 315 milhões do PAC II.