×

Alagoas

Diretor da ADAPI presta consultoria a corpo técnico da Adeal

Com o objetivo de reforçar as ações de combate a febre aftosa, veterinários e técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) participaram esta semana de reuniões com o diretor Técnico Operacional da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Raimundo Mendes.
Os encontros, realizados na sede da Adeal, contaram com a presença do presidente do órgão de defesa agropecuária de Alagoas, Manoel Tenório, e do diretor Técnico, Ironaldo Monteiro, além de gerentes setoriais.
Na oportunidade, o diretor da ADAPI repassou informações detalhadas das ações desenvolvidas pelo órgão de defesa agropecuária do Piauí no combate a aftosa, destacando a importância da troca de experiências entre os Estado na conquista da reclassificação.
Um dos principais pontos abordados foi a apresentação da base de dados da vacinação contra a aftosa, propriedades e trânsito de animais utilizadas pela ADAPI.
Raimundo Mendes apresentou ainda ao corpo técnico da Adeal a necessidades da padronização adequada dos procedimentos de defesa sanitária animal em ênfase ao PNEFA para a obtenção de resultados satisfatórios.

“Promovemos uma troca de ideias e experiências. Apresentamos o trabalho realizado no Piauí sobre a base de dados, bem como observamos a operacionalização do programa de combate a febre aftosa em Alagoas. Deixamos alguns direcionamentos para que o Estado possa seguir e se agregar ao bloco. Apresentamos ainda um modelo de padronização das ações que é o principal caminho para a reclassificação, além do plano de metas”, declarou Raimundo Mendes.

A exemplo de Alagoas, Piauí também trabalha no sentido de conquistar a reclassificação de Estado livre da aftosa com vacinação.

Capacitação
Semana passada, com a finalidade de elaborar um plano estratégico de ações para 2012, a diretoria Técnica da Adeal realizou uma série de reuniões com o corpo técnico dos escritórios regionais da Agência no interior do Estado.

Os encontros contaram com a supervisão do consultor Fernando Moreto, fiscal agropecuário do Mato Grosso, que orientou os servidores da Adeal na elaboração de ações para o combate a aftosa em Alagoas.

“Recebemos a consultoria de um técnico qualificado da ADAPI – diretor Raimundo Mendes – que trouxe novas experiências para que possamos adequar as nossas ações ao que já é praticado no Piauí. É segunda consultoria que recebemos nos últimos 15 dias. Iniciamos este trabalho com a vinda de Fernando Moreto que vem nos acompanhado em vários momentos contribuindo para que os que fazem a Adeal possam aprimorar suas atividades. O objetivo é engrandecer a defesa agropecuária em Alagoas”, declarou o presidente da Adeal, Manoel Tenório.