Exatamente às 15h40, na sala de conferência do Olímpico, o vice-presidente Antônio Vicente Martins, ao lado do técnico Renato, deu início à entrevista coletiva anunciando a saída do treinador do comando da equipe.
Vicente Martins fez o anúncio oficial e passou a palavra para Renato que, entre lágrimas, agradeceu publicamente ao grupo de jogadores, à imprensa e ao Clube, pela oportunidade que recebeu ano passado. Agradeceu também ao apoio incondicional recebido do torcedor: “Acima de tudo, sou gremista como eles. Aprendi a amar esse clube. Quando aceitei este desafio no ano passado é porque queria ver o Grêmio no topo outra vez. Espero que o próximo treinador possa dar continuidade ao trabalho. Quem chegar vai encontrar uma casa arrumada, um grupo maravilhoso pra trabalhar, uma diretoria que ajuda e uma torcida forte”, comunicou.
A entrevista seguiu por mais alguns minutos com Renato respondendo as últimas questões da imprensa, sempre enaltecendo o grupo. Emocionado, ele deixou a sala de conferência.
Na sequência, a entrevista coletiva seguiu com Vicente Martins. O responsável pelo Futebol gremista disse que ainda não há definição com relação ao próximo treinador e que Roger Marques será o técnico do Grêmio pelo menos até a partida de quarta-feira, em Sete Lagoas, contra o Cruzeiro.
O técnico Renato deixa o Grêmio com um aproveitamento de 59,5%. Foram 66 jogos, com 34 vitórias, 16 empates e 16 derrotas. Sua trajetória começou no dia 12/08/2010 na derrota de 2 a 0 para o Goiás, no Olímpico, pela Sul-Americana. No ano passado, foram 26 jogos, com 15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas e a conquista da vaga na Copa Libertadores com a quarta colocação no Brasileiro. Um aproveitamento de 65,3%.
Neste ano de 2011, Renato comandou o Tricolor em 40 oportunidades, com 19 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Um aproveitamento de 55,8%. Sua última partida como técnico foi nesta quarta-feira, 29/06, no empate em 2 a 2 com o Avaí, no Olímpico.