Na manhã desta quarta-feira, 3, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) se reuniu com representantes da Associação de Psicologia do Trânsito de Sergipe (Apsitran/SE), da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet/SE), da Associação Sergipana de Clínicas de Trânsito (Asectran) e dos peritos médicos credenciados. O encontro foi realizado com o objetivo de ouvir as solicitações das categorias.
Na ocasião, os representantes das clínicas credenciadas ao Detran/SE apresentaram algumas demandas, como a atualização mensal pela Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe (UFP), a exclusão da taxa de registro de exame, a cobrança do reteste aos psicólogos e a desvinculação sistêmica do procedimento de abertura do processo de habilitação via Centro de Formação de Condutores (CFC).
De acordo com o diretor administrativo do Detran/SE, Marcos Fernando Silva Andrade, as solicitações apresentadas durante o encontro deverão ser formalizadas, a fim de que seja realizada uma análise criteriosa de cada uma delas. “Aguardamos dos representantes uma planilha detalhada de custos, principalmente em relação aos honorários dos peritos, por meio da qual estudaremos criteriosamente a viabilidade, dentro da realidade do Detran, e amparando o direito do cidadão da melhor forma possível”, assegura.
A representante jurídica da Abramet/SE, Clarissa Marques França, apontou que outra pauta a ser discutida é a prorrogação do prazo para a implementação do pagamento dos serviços e exames por meio de cartão de crédito e débito. “A implementação do meio de pagamento via cartão é importante para a população, mas solicitamos junto ao Ministério Público de Sergipe (MPSE) uma prorrogação de prazo, visto os trâmites administrativos para essa implementação entre a credenciada e a operadora”, justifica. Em relação a essa demanda, o Detran/SE se posicionou em formalizar uma parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), a fim de agilizar o processo de recebimento do pagamento.
Segundo o perito médico José Pereira da Silva Filho, o diálogo entre o Detran/SE e os credenciados foi fundamental. “Hoje deixamos claro aqui que essa reunião é conjunta para avançar nas nossas pautas, inclusive numa aliança com o Detran e o Governo do Estado, priorizando a população”, explica.
Para o presidente da Asectran/SE, Adriano Ferreira de Barros, a reunião só teve pontos positivos. “A reunião com a diretoria do Detran foi importante para chegarmos a um denominador melhor ainda, pois entendemos que estudos precisam ser realizados para que os médicos e psicólogos possam trabalhar com mais tranquilidade”, afirma.
Nesse contexto, ficou definido que as categorias têm até o dia 25 de janeiro para uma apresentação oficial das solicitações, e o Detran/SE já se comprometeu em avaliar cada uma dessas demandas.