
Bispo Diocesano Dom Valério Breda
O Bispo Diocesano Dom Valério Breda, emitiu no último dia 14, uma nota oficial em que presta informações aos fiéis da Diocese, sobre o escândalo sexual que envolve três conhecidos e respeitados padres, que em tempos passados, prestaram seus serviços eclesiásticos na cidade de Penedo e atualmente administravam Paróquias do município de Arapiraca, localizada no Agreste Alagoano.
Em nota, Dom Valério considera os fatos noticiados na última quinta-feira (11), no programa “Conexão Repórter”, apresentado pelo conceituado Jornalista Roberto Cabrini e exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), como graveis e lastimáveis, umas vez que foram veiculadas, em rede nacional, fortes acusações contra o Monsenhor Luiz Marques Barbosa, Monsenhor Raimundo Gomes do Nascimento e Padre Edilson Duarte, todos pertencentes ao Clero da Diocese de Penedo.
O Bispo, falando em nome de toda Diocese, declarou que reprova de forma irrestrita e com o coração totalmente despedaçado pela vergonha e pela tristeza, os fatos que foram veiculados na referida reportagem, mesmo sendo eles, segundo Dom Valério, infundados, pois não passa de especulações visto que até o presente momento nada foi provado.
O chefe religioso da região fez questão de frisar, que até o presente momento, nenhuma das supostas vitimas citadas nos supostos atos de abuso, tampouco seus familiares procuraram oficialmente o Bispo Diocesano, para formular denúncia de qualquer espécie. Segundo Dom Valério, foi aberto um processo administrativo penal, nos termos do Código de Direito Canônico, com o fim de preservar a honra e o direito das pessoas citadas e da própria Igreja Católica que está abalada com a gravidade dos fatos já mencionados, complementou.
Sem ter muito o que fazer, pois já foi aberto processo administrativo e inquérito policial, o Bispo Diocesano, Dom Valério Breda, resolveu afastar os padres de seus respectivos encargos eclesiásticos, em caráter de medida prudencial, até que tudo seja resolvido.