A Seleção da Dinamarca, ao derrotar na tarde de hoje (19/06), em Pretória, a equipe de Camarões por 2 x 1, continuoa com chances de classificação às oitavas de finais, eliminou Camarões e classificou, antecipadamente, a Holanda. Camarões abriu o placar com Eto’o, mas a Dinamarca virou com gols de Bendtner e Rommedahl.
A partida foi marcada por inúmeras falhas de ambos os lados. A Dinamarca perdia bolas fáceis na saída de bola da defesa para o ataque. Já Camarões fazia o mesmo, só que, no meio de campo. No entanto, as alterações promovidas pelos dois técnicos fizeram as equipes apresentar um melhor futebol, em relação aquele da primeira rodada.
O técnico da Dinamarca, Morten Olsen, colocou o capitão Tomasson no ataque ao lado de Bendtner e Rommedahl, e Gronkjaer para auxiliar o veterano Jorgensen na armação.
Pelo lado de Camarões, Paul Le Guen cedeu aos apelos dos jogadores e escalou os veteranos meias Geremi e Emana, além de colocar Samuel Eto’o no comando do ataque, ao lado de Webo.
O JOGO
O selecionado de Camarões começou melhor, pois tomou a iniciativa do jogo e sufocou seu adversário, nbo próprio campo de defesa. Geremi e Emana organizavam as jogadas. Aos 9 minutos, logo após, mais uma saída errada de Cristian Poulsen, Webo roubou a bola pela esquerda e serviu o atacante Eto’o, que finalizou, fazendo 1 x o para Camarões. O gol animou os Leões Indomáveis, que partiram para cima. Aos 10, Emana arriscou de fora da área e assustou o goleiro Sorensen.
Com o passar dos minutos, a Dinamarca conseguiu equilibrar a partida. Após uma boa troca de passes na área entre Tomasson e Bendtner, Gronkjaer chutou para fora. Minutos depois, Tomasson recebeu sozinho cruzamento na área e dividiu com o goleiro, perdendo outra chance.
Todavia a seleção escandinava continuava com sérios problemas na sua saída de bola. Errava demais passes na defesa, por vezes facilitando a vida de Camarões. Não fosse a má pontaria de Emana, o jogo poderia ter ido para o intervalo em 3 a 0.
Mas, para felicidade dos dinamarqueses, aos 33 nutos, Rommedahl recebeu um lindo lançamento de mais de 50 metros e cruzou para Bendtner, que só teve o trabalho de completar para o gol.1 x 1.
Os munutos finais do primeiro tempo foram simplesmente alucinante. Camarões perdeu a bola no meio campo, Rommedahl trocou passes com Bendtner e serviu Tomasson, mas o goleiro defendeu. Camarões respondeu em seguida com Eto’o, numa bomba na trave. Pouco depois, os Leões Indomáveis perderam outro gol incrível na cara de Sorensen.
SEGUNDO TEMPO E VIRADA DINAMARQUESA
Mais uma vez, Camarões voltou melhor para a segunda etapa. Já no primeiro minuto, Mbia cabeceou e Sorensen defendeu. Aos 15, Eto’o recebeu dentro da área, girou e bateu para o gol, mas também parou nas mãos do goleiro dinamarquês.
A Dinamarca respondeu com a virada. Rommedahl, o melhor em campo, recebeu lançamento pela direita, cortou para o meio e concluiu com categoria no cantinho. 2 a 1. A partir daí, Camarões partiu para o tudo ou nada, pois a derrota significava a eliminação.
Aos 21 Sorensen espalmou conclusão de Emana. Aos 37, Aboubakar enfiou uma bomba de fora da área e nocauteou Christian Poulsen. Camarões tentava desesperadamente o gol, mas a Dinamarca soube se defender. Os Leões Indomáveis são os primeiros a dizer adeus ao sonho africano e a Holanda, a primeira a se classificar para a fase seguinte.
FICHA TÈCNICA
Dinamarca 2 x 1 Camarões
CAMARÕES: Soleymanou, Mbia , Nkoulou, Bassong (Idrissou) e Ekotto; Geremi, Enoh (Makoun), Song, Emana; Eto’o e Webo (Aboubakar)
Técnico: Paul Le Guen
DINAMARCA: Sorensen , Poulsen, Agger, Kjaer e Jacobsen (Jansen); C. Poulsen, Gronkjaer (Khalenberg) e Jorgensen; Rommedahl, Tomasson (J. Poulsen) e Bendtner
Técnico: Morten Olsen
Gols: Eto’o aos 9 e Bendtner aos 33 do primeiro tempo, e Rommedahl, aos 16 do segundo tempo
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Estádio: Lottus Versfeld, em Pretória