×

Negócios/Economia

Dilma oficializa Programa da Farinha Alagoana

Para Klécio Santos esse dia é um marco na agricultura familiar de Alagoas

A presidente Dilma Roussef assinou em Arapiraca o Programa Estadual de Compra da Farinha Alagoana, ação incluída no Programa Federal Brasil Sem Miséria. Depois de desembarcar em Maceió, a chefe da nação conheceu a fecularia instalada em Arapiraca, onde foi apresentada à farinha produzida pelos agricultores da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), que reúne pequenos produtores do Agreste alagoano.

Dilma foi recebida pelo presidente da Cooperagro, Evaldo Pereira, pelo presidente da Cooperativa Pindorama, responsável pela logística e comercialização do novo produto, Klécio Santos e pelo presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloísio Junior. A presidente chegou acompanhada do governador Teotonio Vilela Filho e dos outros oito governadores do Nordeste. O novo convênio garante espaço do produto alagoano nas gôndolas dos grandes supermercados do Estado.

Marco para agricultura de Alagoas

Para Klécio Santos, a compra da farinha é um marco na agricultura familiar de Alagoas. “Nunca tivemos uma ação tão direcionada para o desenvolvimento da agricultura familiar em Alagoas. Esse convênio vem para fechar um processo produtivo importantíssimo, a comercialização. Não adianta incentivar a produção se não houver como escoar o produto”, destacou o presidente da Cooperativa Pindorama.

A inserção do primeiro produto alagoano no Programa Brasil Sem Miséria nos supermercados do Estado deve abrir portas para que outros produtos da agricultura familiar cheguem à casa dos alagoanos, a exemplo do açúcar da Cooperativa Pindorama que já conquistou mercado em boa parte do Nordeste.

O presidente da Cooperagro, Evaldo Pereira, declarou emocionado que a concretização desse projeto é a concretização do sonho de mais de 500 famílias. “Todo agricultor familiar do Agreste deveria participar desse momento. Graças à presidenta Dilma e ao governo estadual, foi possível a realização desse sonho e saímos com a promessa que haverá uma continuidade nas ações de desenvolvimento do pequeno agricultor”, comemorou.