×

Alagoas

Dilma credita dívida do Estado com a União a governos anteriores

Presidenta diz que governo federal não medirá esforços para ajudar Alagoas a reverter o quadro

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu, nesta segunda-feira (25), em visita a Alagoas, que o problema da dívida do Estado com a União é grave e creditou a situação a governantes anteriores. “A dívida foi construída lá atrás e pesa muito para o Estado. Alagoas talvez seja, proporcionalmente, o que tenha o maior problema neste sentido. O governador Teotonio Vilela tem procurado sistematicamente o governo federal para tentar resolver a situação”, afirmou a presidenta, reforçando que não medirá esforços para reverter o quadro.

“Temos que ter cuidado porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não admite modificação drástica, mas é possível encontrar dentro da lei espaço para mudar os indicadores. No caso de Alagoas, vale frisar que só a mudança de indicador não adianta. Alagoas precisa mudar o perfil da dívida, que é elevada e concentrada, para então conseguir rodá-la”, arrematou Dilma, reforçando que é importante para a União que Alagoas possa investir e gastar recursos em saneamento, água, estradas e outros setores para se desenvolver.

Canal do Sertão

A presidenta também falou sobre o Canal do Sertão, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “No primeiro trecho faltam apenas a energização, a estação elevatória e a instalação de 12 bombas. Já no trecho 2, as obras estão em ritmo adequado e devem ser concluídas em dezembro de 2012, quando a água será bem distribuída em Delmiro Gouveia”, disse Dilma.

A presidenta reforçou que o governo federal fará obras complementares nestes dois trechos. Com relação ao trecho 3, Dilma disse que o Estado precisa elaborar o projeto executivo para, a partir dele, seja iniciado o processo de licitação e, posteriormente, a obra.