×

Cultura

Difusora transmitirá radionovela em comemoração aos 65 anos

A Rádio Difusora de Alagoas comemora em setembro deste ano 65 anos de fundação, e como parte das comemorações, a emissora pioneira do Estado revisita sua história, com o lançamento da radionovela “Pequetita”. Distribuída em nove capítulos, a iniciativa presta homenagem à primeira radionovela produzida pela Difusora, também chamada de “Pequetita”. A encenação remete ao início da década de 60, período em que a Difusora era líder em programas de auditórios e radionovelas.

Os ouvintes e internautas poderão conferir a estreia da radionovela nesta segunda-feira (9), às 16 horas, com reapresentação às 20 horas. Os demais capítulos também serão exibidos nesses horários até o dia 20 de setembro. A iniciativa é realização do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

O folhetim, escrito e dirigido por Carlos Alberto Barros, será exibido na Difusora (AM 960) e também pela internet no blog www.difusoramemoria.com.br e/ou no site do IZP, no endereço eletrônico www.izp.al.gov.br. Traz a história de Maria das Mercedes, mais conhecida como Pequetita, jovem dona de casa recém-casada que tem o rádio como companhia no dia a dia e que sonha em participar do programa “Rádio Variedades”, que à época era comandado por Odete Pacheco, locutora pioneira do rádio alagoano e uma das maiores estrelas da Difusora. Todo o enredo se passa com a Pequetita tentando chegar à emissora, oportunizando um reviver de importantes momentos da história da rádio que foi chamada “Caçula das Américas”. O último capítulo será transmitido ao vivo direto do Teatro do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com participação de público convidado.

Serão mais de 40 personagens retratados por elenco formado por Márcia Mariah, Rochelli Messias, Marcos Vanderley, Rilton Costa, Tamylka Viana e Bete Miranda. A narração é do radialista Stênio Reis, sonoplastia de Alexandre Modesto, edição de Iranei Barreto e Carlos Alberto Barros, com finalização de Edson Silva. A idealização e a produção executiva são da Assessoria de Comunicação do IZP.

Difusora 65 anos

Precursora da história da radiodifusão em Alagoas, a Difusora chega aos 65 anos de fundação como uma das rádios AM modernas do Estado, funcionando 24 horas e disponibilizando desde 2007 sua programação também via internet. Com a aquisição de um novo transmissor de 15 mil Watts, a emissora passou a operar com qualidade de som e alcance, beneficiando a população em todas as regiões do Estado. Atualmente, o sinal da rádio chega a pontos dos estados vizinhos de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

A Difusora também tem conquistado nos últimos anos destaque em premiações do jornalismo local e nacional, sendo por dois anos consecutivos a grande vencedora na categoria Radiojornalismo do Prêmio Braskem de Jornalismo, considerado a maior premiação do jornalismo alagoano. Em 2012, ficou com o primeiro lugar da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo – resultado que também obteve na edição 2013 desse prêmio. Também em 2012 conquistou a premiação máxima da 6ª edição do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, disputando com rádios de todas as regiões do país.

Para comemorar o aniversário de 65 anos de fundação da Difusora, o Instituto Zumbi dos Palmares, ao qual a emissora hoje é integrante, irá realizar, além da radionovela, exposição, homenagens a antigos e atuais servidores, blog memória, programas especiais, partidas de futebol e homenagem ao saudoso radialista Edécio Lopes, que comemoraria este ano 80 anos de existência.

Curtas IZP

Comportamento na escola

O Escola Viva desta segunda (9), às 12h30, na TVE Alagoas, trata sobre comportamento no ambiente escolar e acadêmico. No estúdio, a apresentadora Anete Carvalho conversa com Jefferson Cunha, Relações Públicas e Consultor empresarial na área de Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas. No segundo bloco, o convidado é César Souza, Coordenador Pedagógico do Colégio Marista, que fala sobre as regras de comportamento adotadas pela escola.

Cinema brasileiro

O Diverso aborda nesta sexta (6), às 17h30, na TVE Alagoas, a produção cinematográfica brasileira contemporânea e debate as novas possibilidades de se fazer cinema. Entre os temas analisados, a atração destaca as alternativas tecnológicas, a dependência ou não de subsídios governamentais como leis de incentivo para a realização dos filmes, o cinema classificado como “comercial” e “cultural” e a experimentação de novos formatos. O programa é uma produção da TV Brasil, veiculado nacionalmente através da Rede Pública de TV.

PPI

No Pauta Especial desta segunda (9), às 19horas, na TVE Alagoas, Elias Ferreira conversa com a procuradora chefe da Procuradoria da Fazenda do Estado, Emmanuelle Pacheco. Na pauta, o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). Durante o programa o telespectador vai ficar sabendo quem tem direito, e quais os descontos, opções de pagamento e prazos do programa.