×

Alagoas

Difusora é tricampeã no Prêmio Braskem de Jornalismo

Desde que foi criada a categoria de Radiojornalismo no Prêmio Braskem de Jornalismo, em 2011, a Rádio Difusora AM vem obtendo a primeira colocação. Na 24ª edição do prêmio, ocorrida nesse sábado (30), a emissora pioneira do Estado manteve a liderança e conquistou pelo 3º ano consecutivo o primeiro lugar, com a reportagem “Desertificação Ameaça Recuperação do Semiárido”, dos jornalistas Giuliano Porto e Carlos Madeiro.

O jornalista Giuliano Porto atribui mais esta conquista ao fato de poder participar desta premiação com reportagens que tratam de um jornalismo mais reflexivo. “É muito bom poder participar desta premiação e ter trabalhos para isso. Eu e o Madeiro escrevemos cinco reportagens e sabíamos que dois destes trabalhos eram muito fortes, pela natureza reflexiva com que abordamos os temas”, ressaltou.

Carlos Madeiro também atribuiu mais este reconhecimento ao trabalho diferenciado realizado pela Rádio Difusora e à temática abordada na reportagem. “A matéria tratou de um dos temas mais importantes para o Estado, a seca, que aflige a muitos alagoanos”, ressaltou. O jornalista lembrou ainda que a reportagem teve grande repercussão quando foi ao ar e foi finalista também do Prêmio Allianz de Jornalismo 2013, de abrangência nacional.

Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o mais importante prêmio do jornalismo alagoano foi anunciado no último sábado, dia 30, no Espaço Pierre Chalita, em Maceió, reunindo repórteres, editores, produtores, diagramadores, empresários de comunicação, autoridades e estudantes. Em reconhecimento ao trabalho de autores das melhores reportagens produzidas em Alagoas entre outubro de 2012 e novembro de 2013, além de trabalhos estudantis e de assessoria de imprensa. Ao todo foram inscritos 228 trabalhos.

Foram 11 as categorias em disputa: Reportagem de TV, Reportagem Impressa, Fotografia, Diagramação, Webjornalismo, Informação Esportiva, Informação Econômica/Política, Informação Cultural/Turística, Radiojornalismo, Reportagem Cinematográfica e Assessoria de Imprensa, com os estudantes de jornalismo concorrendo ao Prêmio Freitas Neto. O vencedor de cada categoria recebeu troféu e uma premiação em dinheiro (R$ 39,5 mil ao todo).

Homenagem

A Medalha Denis Agra foi para o jornalista Bartolomeu Dresch, em reconhecimento à vida profissional, retidão e esforço pessoal dedicados pelo profissional à luta e à organização da categoria.

“Foi uma honraria ter sido escolhido, principalmente pelo fato de ter tido o prazer de trabalhar com Denis Agra. O que ele representou para a categoria e toda a sua contribuição ao jornalismo, sempre com idoneidade, e, principalmente, compromisso com a informação, me fez ficar muito feliz com essa menção. Eu acredito que esse tipo de compromisso é o mais importante na nossa profissão. É assim que eu pauto minha vida profissional há 35 anos aqui em Alagoas. Uma terra que me adotou, e com a qual firmei o compromisso de levar a informação séria para o seu povo. Agradeço a todos os companheiros jornalistas pelas palavras de carinho, e pela lembrança”, ressaltou.

LISTA DOS GANHADORES:

Categoria Estudante (Prêmio Freitas Neto): Riacho salgadinho: um rio de lágrimas, de Abdias Martins e Márcio da Silva Anastácio (Ufal).

Rádio: Desertificação ameaça recuperação do semiárido, de Carlos Madeiro e Giuliano Porto (Rádio Difusora).

Web: Roteiro das cidades que não envelhecem, de Acássia Deliê (TNH1).

Assessoria: Júri do caso PC Farias, de Maikel Marques (Tribunal de Justiça de Alagoas).

Informação cultural e turística: Estado de cinema, de Acássia Deliê (Revista Graciliano).

Reportagem de TV: A cor da morte, de Thiago Correia, José Pereira Lima e Vera Valério (TV Pajuçara).

Reportagem cinematográfica: A mata da sálvia, de Valdemir Soares Albuquerque (TV Pajuçara).

Reportagem Impressa: HGE: o corredor da morte, de Maurício Gonçalves (Gazeta de Alagoas)
Informação Esportiva: Racismo no Futebol Alagoano, de Wellington Santos e Lelo Macena

Grande prêmio: Comissionados da Assembleia: dinheiro público que financia campanhas, de José Pereira, Thiago Correia e Gésia Malheiros (TV Pajuçara).