Passo de Camaragibe estará em festa, entre os dias 29 de abril e três de maio, em comemoração ao centenário de nascimento de seu filho mais ilustre: o mestre dicionarista e escritor alagoano Aurélio Buarque de Holanda, lembrando sua vida e a rica obra.
A equipe da prefeita Vânia Quirino recebeu o apoio do Ministério do Turismo para levar a Passo de Camaragibe a Semana Mestre Aurélio Buarque de Holanda.
O evento levará para a cidade um Encontro Literário, palestras, mesas redondas, workshops e diversas atividades culturais, além da entrega da comenda Aurélio Buarque de Holanda.
“A Semana Mestre Aurélio tem como objetivo aproximar a sociedade local de sua herança cultural, resgatando a memória, a valorização e a preservação do patrimônio da cidade, trazendo uma semana repleta de atividades sócio-educativas e culturais em torno do mestre Aurélio”, explica a prefeita.
A Semana Mestre Aurélio está sendo organizada em parceria com a Uneal, Ufal, Cesmac, Academia Alagoana de Letras, Sobrames, Sebrae e o governo do Estado.
A estimativa de público é de aproximadamente cinco mil pessoas por dia, totalizando vinte e cinco mil pessoas de todas as classes sociais durante todo o evento. Neste período devem ser criados centenas de empregos diretos e indiretos, gerando renda aos moradores da cidade durante os seis dias do evento.
Natural de Passo do Camaragibe, filho de Manuel Hermelindo Ferreira e de Maria Buarque Cavalcanti Ferreira, mestre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira viveu em sua terra natal durante sua infância, e parte da adolescência, tornou-se escritor, crítico literário, tradutor, lexicógrafo, filólogo e sinônimo de dicionário, sua maior e mais trabalhosa obra, como o próprio afirmava.