Donos de negócios estão sendo impactados pela crise econômica causada pelo novo coronavírus. Neste período delicado, é preciso que os empreendedores tenham criatividade e solidariedade. A adaptação dos negócios é preciso tanto para quem faz sobremesas com doces no atacado, como para quem tem uma grande loja de roupa, por exemplo.
Cerca de 1,3 milhões de empresas fecharam suas portas na primeira quinzena de junho. Destas, 39,4% tiveram que acabar com as atividades devido à crise provocada pela pandemia, de acordo com a “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, divulgada pelo IBGE.
Sabemos que cada negócio tem condições diferentes, portanto a situação financeira não é igual. Um pequeno empreendedor que vende sobremesas feitas com chocolate em pó no atacado tem uma realidade distinta de um grande empresário, mas os dois precisam se desdobrar para diminuir os efeitos da crise.
Separamos algumas dicas:
- Mostre a preocupação com a saúde de todos
- Você quer vender, mas é preciso que isso seja feito com segurança. A sua marca deve mostrar essa preocupação para os clientes, além de incentivá-los a se cuidarem neste momento difícil.
- Seja criativo para tentar se aproximar do seu público e entender as necessidades. Colocar-se no lugar do consumidor é importante para verificar o que a empresa pode melhorar.
Tenha cuidado com a higienização
Se você trabalha com alimentos, a higienização sempre foi algo para se preocupar, não é? Agora, isso não é mais exclusivo dos negócios que trabalham com atacado de doces e fornecedores de alimentos.
Todos precisam estar atentos à limpeza para garantir a segurança. Isso também deve ser mostrado ao cliente.
Questão financeira
O governo federal adotou medidas para conter o desemprego em meio à pandemia. Além das ações envolvendo suspensão de contrato, férias antecipadas, redução da jornada de trabalho, o governo de São Paulo e o Sebrae-SP liberaram R$ 150 milhões para auxiliar microempreendedores individuais.
Linhas de crédito, dívidas e outras questões financeiras precisam ser estudadas para que a sua empresa consiga vencer a crise.
Invista no marketing digital
Seja um biscoito doce ou um aparelho eletrônico, os produtos precisam aparecer no celular dos possíveis clientes de algum jeito! Aproveite a época de isolamento social em que as pessoas estão mais conectadas para investir no marketing digital.
A maneira mais segura de fazer compras é pela internet e lá é o novo shopping das pessoas. Portanto, marcando presença nas redes sociais e buscadores, há mais chances de vender.
Vale lembrar que se você trabalha com alimentos, como doces com chocolate em barra, balas, refeições, conte com o serviço de delivery. Além do setor alimentício, outros objetos também podem ser entregues dessa maneira.
