O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma Azevedo, foi exonerado do cargo. A saída foi publicada na edição de quarta-feira (12) do Diário Oficial da União. De acordo com o despacho, a exoneração foi feita “a pedido”.
Bayma estava no cargo desde abril de 2010, após a saída de Roberto Messias Franco, que deixou o governo por pressões pela liberação de licenciamentos ambientais.
Até a indicação de um novo nome para comandar o Ibama, assume o cargo o presidente substituto do instituto, Américo Tunes, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas.
Além do presidente do Ibama, foram exonerados o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Gerson Galvão, e o diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva, Guilherme Euclides Brandão.
Estaleiro EISA
Técnicos do IBAMA nacional estiveram em Alagoas entre os dias 21 e 23 de dezembro para analisarem a possibilidade de conceder licença ambiental para o Estaleiro EISA, que tem projeto de construção na praia do Pontal de Coruripe. Os técnicos ainda não emitiram parecer sobre a visita técnica e o mesmo só deve aparecer após a divulgação do novo presidente nacional, que irá substituir Abelardo Bayma Azevedo.