×

Maceió

Diálogo Social ouve comunidade do bairro do Jacintinho, na capital

A Prefeitura de Maceió, por meio da Articulação Social, está promovendo mais uma edição do projeto Diálogo Social. Dessa vez, a comunidade beneficiada pela iniciativa, que aproxima a gestão municipal da população, foi o bairro do Jacintinho, no Conjunto José da Silva Peixoto. A mobilização na Escola de Ensino Fundamental Arnon Affonso de Farias Mello começou nessa quarta-feira (21) e se estende até a próxima sexta-feira (23). O atendimento é realizando sempre no horário da manhã.

No primeiro dia de trabalho, além de ser ouvida, a comunidade pôde fazer o cartão SUS. Mais serviços serão disponibilizados ao longo da passagem do projeto pela localidade. “Priorizamos alguns serviços para o local e teremos um estande da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), onde serão emitidas carteiras do trabalho e realizadas as inscrições nos cursos do Pronatec. Já na sexta-feira (23), levaremos o ônibus do cadastro único do Bolsa Família, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), que fará um trabalho de educação fiscal”, explicou Regivan Rodrigues, coordenador de Articulação Social.

Neudson Gomes, de 16 anos, é aluno da escola no período noturno e quando soube da ação não pensou duas vezes: “ao invés de ir para longe, tive essa oportunidade aqui onde moro e na escola onde estudo. Estou tirando minha carteira, vou poder trabalhar e ajudar minha família”.

Diálogo Social

Maria Cícera Salustiano levou o filho e o sobrinho para tirar a Carteira de Trabalho e se inscrever no curso do Pronatec. “Soube do Diálogo Social lá no Posto João Paulo II. A população daqui precisa muito desse tipo de iniciativa. Que bom que a Prefeitura veio até a gente, foi até mais cômodo”, disse a dona de casa.

No Peixoto, equipes da Prefeitura dialogam e desenvolvem uma série de ações que pretendem diagnosticar anseios e, consequentemente, levar melhorias para a comunidade visitada. Antes das intervenções, a Articulação Social se reuniu com a liderança comunitária e moradores da região e conversam sobre as principais necessidades de quem vive no local.

A população atendeu prontamente o chamado da Prefeitura. Seu Benaldo da Silva, morador na Grota do Moreira, ainda dormia quando a filha de 14 anos o acordou, informando sobre presença da Prefeitura na Escola perto de casa. Levantou, pegou a filha e correu para a Escola Municipal. “Muito bom a Prefeitura de Maceió estar aqui ajudando a população, trazendo coisas boas para a comunidade”, comemora Benaldo.

O coordenador da Articulação Social, Regivan Rodrigues, afirmou que a resposta da comunidade ao projeto é sempre muito positiva. “Nesta quinta-feira, cerca de 100 pessoas já compareceram. Levamos um pequeno questionário onde os cidadãos enumeram quais os problemas do bairro, dentro disso, pedimos que eles destaquem três prioridades. Esses dados são levados ao conhecimento do prefeito, que os encaminha para as secretarias afins. A partir disso, tentamos resolver esses problemas que forem apontados”, explicou.

De acordo com a Articulação municipal, o Diálogo Social mantém o compromisso de descobrir prioridades da comunidade. “O que mais queremos é que as pessoas continuem comparecendo, mesmo as que não estão interessadas nos serviços que a Prefeitura leva até o bairro. Dessa forma, elas poderão nos ajudar a elencar os problemas mais urgentes da região”, enfatizou Rodrigues.