O câncer de colo uterino recebeu uma atenção especial na programação do Congresso Saúde 2013, uma vez que se trata da neoplasia mais prevalente entre as mulheres alagoanas. Em números absolutos, o câncer de colo uterino responde por 20,2% dos casos de câncer tratados na Santa Casa de Maceió nos últimos dez anos (2002-2012), totalizando 2.772 casos no período.
Para responder questões sobre o diagnóstico e o tratamento para este tipo de câncer foram convocados médicos de renome como Vera Lúcia Tenório, Aldo Barros, Divaldo Alencar e Robson Ferrigno.
Apesar da oncologia ser permeada por indicadores e termos técnicos, uma das palestrantes, a médica Vera Lúcia Tenório, lançou mão espontaneamente do bom humor para tratar do tema. Vera Lúcia salpicou sua fala com comentários que arrancaram risos do público, mas não poupou de críticas o serviço público de saúde e alguns colegas que falham no diagnóstico ou encaminham tardiamente o paciente, agravando a doença. Para esses momentos, os participantes do congresso responderam com aplausos.
