As condições dos ambientes marinhos, em toda a costa alagoana, serão verificadas por uma equipe multidisciplinar ligada ao Instituto do Meio Ambiente (IMA). O projeto Diagnóstico dos Ambientes Marinhos Costeiros teve início na praia da Pajuçara, e deve durar três anos, através de convênio firmado com a Petrobrás.
Ao todo estão envolvidos na atividade quatro consultores com formação em biologia, geografia e economia, seis estagiários e técnicos do IMA. “O importante é que teremos diagnóstico, mapeamento e a caracterização real dos ambientes marinhos costeiros”, explica o diretor técnico do IMA, Ricardo César. Ele disse ainda que com o diagnóstico será possível fazer uma “proposição de uso sustentável desses ambientes”, do modo que os impactos causados pela exploração, principalmente sócio-econômica, poderão ser minimizados.
Os primeiros levantamentos e mergulhos serão feitos amanhã, quando cerca de 10 pessoas – entre técnicos do Gerenciamento Costeiro (Gerco), os consultores contratados especialmente para o trabalho e estagiários – devem sair de lancha para percorrer a área.