Levar informação como a principal ferramenta na mudança de hábitos de vida, além de trabalhar o conceito de que o diabético não é um doente. Essa foi a temática abordada durante a palestra proferida pelo médico endocrinologista Raimundo Sotero, na manhã desta quinta-feira, 19, durante a programação da I Semana Multiprofissional de Diabetes, promovida pelo Ipesaúde, por intermédio do Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, que destacou a importância do aspecto preventivo na abordagem de qualquer doença e, sobretudo, numa enfermidade com as características do diabete.
“Como cirurgião vascular, sei da importância do bom controle e tratamento do diabetes e, como gestor, fico orgulhoso em contribuir para um programa que é referência no tratamento dos diabéticos, do qual o doutor Sotero pode ser considerado o 'pai'. Nesse sentido, continuaremos fazendo o possível para que esse programa continue dando resultados”, destacou o presidente, referindo-se ao Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário (Pepasb), do qual o programa do diabetes é integrante.
Incorporação de Hábitos
Raimundo Sotero também fez questão de agradecer pelo apoio oferecido na atual gestão do Ipesaúde para as metas do programa de prevenção. “Nós tivemos presidentes que se engajaram nos objetivos desse programa, mas nenhum nos deu o apoio e incentivo que estamos tendo do doutor Christian. Ele realmente vestiu a camisa do programa do diabético, entendendo a importância que isso tem para a qualidade de vida do usuário”, destacou o palestrante.
Na sequência, ele abordou as principais características que diferenciam os tipos do diabetes, a necessidade de adesão ao tratamento e a incorporação de alguns hábitos alimentares e de vida, a exemplo da atividade física, que são os principais parceiros no tratamento. “O diabético não é um doente. Quando adotadas as medidas de controle, o diabético pode ter uma vida absolutamente normal e usufruindo daquilo que gosta. As pessoas não precisam ter medo do tratamento, pois hoje tudo é mais fácil no aspecto do controle e prevenção”, ilustrou o médico.
Ele citou exemplos de atletas e artistas que convivem com o diabetes e mantém um ritmo de vida normal, mesmo sendo submetidos à uma rotina altamente estressante. “Temos exemplos como Ana Carolina, Sérgio Reis, Dado Villa Lobos, dentre outros famosos que convivem há anos com o diabetes, sem terem maiores complicações. Além destes atletas de ponta como o nadador Fernando Scherer, o 'Xuxa', e o multicampeão olímpico norte-americano, Gary Hall Junior, também são diabéticos e vivem a disciplina de atletas”, citou o doutor Sotero.
Buscando ser o mais didático possível, o médico também falou da importância do fracionamento da alimentação em seis refeições diárias, com o cuidado especial para a última que, segundo ele, deve ser bem selecionada para atender ao maior período que a pessoa passará em jejum, que é a noite de sono. “É fundamental também ter atenção com os cuidados de higiene dos pés, enxugando entre os dedos após o banho e, sempre, pedindo a alguém para cortar suas unhas. O diabético deve prevenir as lesões nos pés, embora, se mantiver o controle da glicemia, dificilmente terá problemas de cicatrização”, apontou o palestrante.
O médico Raimundo Sotero, com mais de três décadas dedicadas ao tratamento e prevenção de enfermidades endocrinológicas, é o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Sergipe, e da Associação Sergipana de Proteção ao Diabetes, além de integrar o quadro funcional do Ipesaúde, onde foi o fundador do programa de prevenção, ainda em 1982.
Programação
Nesta sexta-feira, 20,a partir das 9h, a programação continua com a palestra 'Diabetes e Suas Complicações', com as enfermeiras Fabíola Gonçalves e Hortência Linhares. Já no próximo sábado, 21, ocorrerá o grande ato que encerra a programação da semana, com a Grande Caminhada, com concentração a partir das 14h, na praça do Mini Golfe, e chegada no Parque da Sementeira.
Participaram da palestra o diretor de Assistência à Saúde do Ipesaúde, que é a diretoria responsável pelos programas, Jason Neto, dentre outros diretores, e a coordenadora do Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Junior, Cléa Dionísio, que ofereceu um café da manha aos presentes loo após a palestra.