×

Meio Ambiente

Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é tema de Plenária do Comitê

Tendo como tema a campanha pelo Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, a XXV Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/CBHSF acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, em Belo Horizonte (MG), reunindo membros e especialistas para discutir assuntos como revitalização da bacia, saneamento básico das cidades ribeirinhas e a mobilização para a campanha, que pretende envolver os diversos municípios da Bacia para manifestações conjuntas no dia 3 de junho.

Uma conferência do engenheiro civil e sanitarista Gilson Queiroz sobre os desafios para a implantação do Plano Nacional de Saneamento Básico (PlanSab) dará início à XXV Reunião Plenária do CBHSF. O PlanSab é uma iniciativa do Ministério das Cidades, que servirá como orientação para os municípios brasileiros implantarem os seus sistemas próprios.

O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e propõe que o dia 3 de junho seja de mobilizações simultâneas em toda a extensão da bacia, alertando a todos para a necessidade de revitalização do rio. Para mais informações sobre a campanha, além de textos, imagens e material audiovisual, acesse: http://virecarranca.com.br/

A Bacia do Rio São Francisco abrange 504 municípios em cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

Local: A XXV Reunião Plenária do Comitê da Bacia do São Francisco/CBHSF acontece no Auditório do CREA/MG, situado na Av. Álvares Cabral, nº 1.600, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.

Sugestão de fonte: Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. Jornalista e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de Alagoas.