×

Maceió

Dia Nacional da Vigilância Sanitária mobiliza população no Centro

As orientações da Coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió viraram cartoons pelas mãos de 262 alunos de escolas públicas, e estiveram expostos durante toda esta quarta-feira (30) no calçadão do comércio, como parte das comemorações do Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Resultados do projeto “Vigilância Sanitária no Cordel”, realizado pelas equipes da Visa nas escolas Manoel Araújo Dória, Maria das Graças de Sá Teixeira, Raul Lima e Aurelina Palmeira de Melo, 134 desenhos foram pendurados em cordões, para que a população tivesse acesso aos trabalhos dos alunos e escolhesse, por meio de voto, os três melhores, que serão premiados, na próxima segunda-feira (5), com diplomas, medalhas e um kit de brindes.

“Esta ação integra o processo educativo que temos feito com crianças e adolescentes nas escolas, para a conscientização da população, esclarecendo e orientando, de forma geral, acerca de medidas que evitam os riscos à saúde”, afirmou o coordenador da Visa em Maceió, Ricardo Walker.

Além da exposição ao ar livre, a Vigilância Sanitária Municipal pôde contar também com uma equipe disponibilizada pela Diretoria de Atenção à Saúde da SMS, com os serviços de aferição de pressão e testagem de glicemia. A população teve acesso ainda a uma parte do material apreendido nas ações de fiscalização do órgão, que compõem o chamado “Museu dos Horrores”.

Visa em Maceió – Composta por seis inspetorias – Alimentos, Exercício Profissional, Produtos Veterinários e Agrotóxicos, Serviços de Saúde, Medicamentos e Cosméticos e Ecologia Humana – a Visa de Maceió atua na fiscalização dos estabelecimentos que executam ações de baixa, média e alta complexidade. Os trabalhos desenvolvidos pelos inspetores têm o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos estabelecimentos, a fim de que possam oferecer produtos seguros e de qualidade, gerando, consequentemente, a diminuição das taxas de mortalidade e a melhoria da saúde da população.

Em Maceió, a Visa foi criada em 1993, com a aprovação da Lei Municipal nº. 4.227/93 (Código Sanitário Municipal) que dispõe sobre as atribuições do município e aprova legislação supletiva sobre promoção, proteção e recuperação da saúde, além de determinar outras providências. No início, as atribuições da Covisa caracterizavam-se pelas punições ao não cumprimento ou desrespeito às normas sanitárias. Atualmente, a ênfase reside na educação sanitária, a partir do interesse na promoção da saúde pública.