Melhoria na respiração, aumento da imunidade, auxílio no combate ao estresse e depressão, e a sensação de felicidade, que acontece pela liberação de endorfina que faz o indivíduo ser mais feliz, além de aumentar a serotonina, o conhecido hormônio da felicidade. Esses são alguns dos benefícios de pedalar. Maria de Fátima Lustosa não abre mão desses benefícios e participou da edição especial do Passeio Ciclístico, neste domingo (27). “Pedalar é bom demais. Vim e trouxe comigo minha irmã, meu marido, meu filho e sobrinhos. Para nós pedalar é vida, fazemos isso semanalmente”, disse.
Ainda como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro e ao Dia Municipal do Ciclista, celebrados nessa terça-feira (22), dezenas de ciclistas se organizaram para um passeio neste domingo. O percurso teve início na rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e finalizou na Praça do Centenário, culminando com as atividades programadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) para o projeto Lazer na Praça, promovido todos os domingos na Praça do Centenário. A atividade foi realizada pela Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) com o apoio da Prefeitura de Maceió.
Para o titular da Semel, Antonio Moura, o passeio foi um momento memorável, uma oportunidade para os ciclistas ocuparem as duas principais avenidas da capital, a Durval de Góes Monteiro e a Fernandes Lima. “O passeio faz parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, um ótimo trabalho da Associação, e nós entendemos que ações como essa só trazem benefícios, pois, além de cuidar da saúde, pedalar é uma boa opção para quem não tem tempo de praticar uma atividade física. O apoio da Prefeitura reforça o compromisso da gestão com a promoção da cidadania e de práticas saudáveis”, frisou o secretário.
De acordo com o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), Antônio Facchinetti, o passeio mostra para a população a importância da conscientização de meios de transportes saudáveis. “Um momento para chamarmos atenção para o uso da bicicleta, um transporte que não emite nenhum poluente e contribui para equilibrar várias taxas do corpo humano relacionadas a doenças”, destacou.
“À medida que nós colocamos bicicletas nas ruas nós estamos contribuindo para educar também os motoristas. Contar com a Prefeitura para o fortalecimento do ciclismo em Maceió tem sido fundamental”, acrescentou o conselheiro fiscal e um dos fundadores da AAC, Gildo Santos.
Roniel Leandro da Silva pedala desde criança e também compareceu ao passeio. Ele, que não dispensa uma oportunidade de sair às ruas de ‘bike’, participou junto da esposa e do filho, o pequeno Pietro. “Para nós é uma oportunidade de reunir todas as tribos. Aqui tem gente de tudo que é lugar e não é à toa. Os passeios costumam ser muito bons e propícios para participar com os amigos e família”, ressaltou.
O passeio, que contou com participantes de outros municípios, a exemplo da equipe Sem Fronteiras de São José da Laje, também serviu de preparação para o Pedalar, que será realizado no dia 04 de outubro pelo Serviço Social do Transporte (Sest).
Agentes da Superintendência Municipal de Transito e Transporte (SMTT) estiveram no local orientando os ciclistas que participaram do passeio.
Passeios noturnos
A Associação promove passeios noturnos todas as terças-feiras às 20h. A concentração ocorre às 19h30 no Corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca. O evento acontece desde 2010, mas somente ano passado firmou parceria com o Município que, entre outros pontos, divulga a iniciativa e disponibiliza agentes de trânsito para oferecer maior segurança aos ciclistas.
